29/04/2013 06h39 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Primeiro Museu de História Natural do Sul do Estado tem apoio da Fapes

O primeiro Museu de História Natural do Espírito (MUSES), inaugurado em Jerônimo Monteiro com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), mostra coleções que representam a diversidade de fauna, flora, material geológico e ecossistemas para todo o Espírito Santo.

O MUSES é um espaço educativo que contempla atividades culturais, científicas e lazer gratuito, levando o cidadão a perceber a necessidade da preservação da natureza, mostrando também como a Região Sul é expressivamente rica em sua biodiversidade. A exposição permanente estimula a interdisciplinaridade das áreas de botânica, zoologia, ecologia e geologia, possibilitando a aproximação da sociedade com a ciência e o conhecimento sobre a biodiversidade.

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Fapes, tem apoiado diversos projetos como o MUSES, suprindo a necessidade crescente da população por cultura e conhecimento. Com o apoio e financiamento para a implantação do museu a Fapes realiza um dos seus principais objetivos que é a difusão e popularização e o interesse pela Ciência.

Segundo coordenadora do projeto Miriam Cristina Alvares “a Fapes foi de fundamental importância financiando o projeto, principalmente, tirando nossas dúvidas e nos orientando durante todo o desenvolvimento do trabalho. Atualmente estamos em fase final do Projeto de Implantação do Museu, mas a Fapes já esta nos apoiando com uma bolsa de apoio técnico, nível de formação superior pelos próximos dois anos”.

Botânica
A exposição de botânica do Museu foi projetada para mostrar a diversidade e evolução das plantas terrestres. O acervo conta com plantas herborizadas, sementes, frutos e amostras de espécies da fauna brasileira. O destaque fica com a escultura que retrata o paleoambiente de Cooksonia paranensis e Pertonella sp, plantas terrestres conhecidas apenas por registro fóssil.

Geologia
Na coleção de geologia estão rochas e minerais diversos e com origens intrigantes, como o primeiro meteorito a cair em terras capixabas ou um tsunamito, rocha formada por detritos marinhos transportados por uma onda gigantesca.

Paleontologia
Apresentando evidências de seres extintos, preservados nas rochas, o acervo paleontológico inclui fósseis e réplicas de microorganismos, plantas, animais invertebrados e vertebrados. O que ganha evidência na coleção é uma réplica em escala de um crânio de Tyrannosaurus rex. Os fósseis do MUSES são de diferentes locais do Brasil e do mundo como Alemanha, Marrocos e Estados Unidos.

Zoologia de vertebrados
Peixes, répteis, aves e mamíferos são alguns dos exemplares que podem ser encontrados no Museu. A ossada da grande baleia Jubarte, localizada na entrada do MUSES, desperta curiosidade em adultos e crianças.

O MUSES está localizado na Avenida Governador Lindenberg, 316, Centro, Jerônimo Monteiro, ES. O agendamento de visitas pode ser feito pelos telefones (27) 9830-0140 ou (28) 8807-7504.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – FAPES
Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 8849 – 8535 / 3636 - 1853
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard