O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, sediará nos dias 3 e 4 de março o primeiro fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) deste ano.
Na abertura, às 9h, está prevista uma palestra com Aldo Rebelo, novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).
Na sequência, haverá tempo para a apresentação individual dos presidentes de FAPs – muitos recém-empossados – e para uma reunião deles com representantes de agências federais, a fim de avaliar as perspectivas da CTI em 2015. Ainda no primeiro dia, os membros do Confap são convidados para um jantar na Embaixada Britânica, devido aos acordos firmados em anos anteriores com o Reino Unido que fizeram deste Conselho a primeira entidade brasileira a operar o Fundo Newton.
No segundo dia, será votado o novo estatuto do Confap, cujas linhas gerais já haviam sido aprovadas no fórum anterior, realizado em dezembro de 2014. Também haverá votação para a presidência e a vice-presidência do Conselho, cuja gestão vai até março de 2017. Do Espírito Santo, participam da primeira reunião do Confap o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes), José Antônio Bof Buffon, e a diretora Técnico-Científico e de Inovação, Valéria Fagundes.
Informações à Imprensa:
Fonte: Assessoria do Confap e Assessoria Sectti/Fapes