28/03/2012 12h45 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Prazo de inscrição para Câmaras de Assessoramento da Fapes se encerra nesta quinta-feira (29)

Os pesquisadores interessados em compor as Câmaras de Assessoramento (CA) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) têm até esta quinta-feira (29) para se inscrever. O mandato dos integrantes na Câmara é de dois anos, e em abril se encerra o biênio 2010-2012, devendo haver a renovação de parte dos participantes.

O pesquisador interessado deve acessar o site da Fapes (www.fapes.es.gov.br), preencher a ficha de inscrição de membro da CA e enviá-la com cópia do currículo para o e-mail asditec@fapes.es.gov.br .

O pesquisador deverá escolher entre uma das sete Câmaras da Fapes: Ciências Agrárias; Ciências da Vida; Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias.

Entre os requisitos para ser membro da Câmara de Assessoramento estão: possuir titulação de Doutor; estar cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq; atuar como professor/pesquisador em ICTs (Instituição de Ciência e Tecnologia) localizadas no Espírito Santo; apresentar fluxo regular de produção científica nos últimos cinco anos; ter experiência comprovada na coordenação de projetos e/ou grupos de pesquisa; e integrar Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

A escolha dos novos membros será baseada no mérito acadêmico, técnico-científico e na experiência profissional comprovada na área de atuação. Ao término das inscrições, a Diretoria Executiva da Fapes analisará os candidatos e deve encaminhar uma lista para deliberação do Conselho Científico e Administrativo da Fapes.

Cabe aos integrantes das Câmaras, entre demais funções, analisar quanto ao mérito científico e técnico, pedidos de fomento, apoio e incentivo recebidos pela Fapes emitindo parecer técnico circunstanciado com caráter de recomendação, submetendo-o à Diretoria Executiva.

Edital de Doutorado

O prazo para submeter propostas ao edital de doutorado da Fapes encerra-se também nesta quinta-feira (29). O edital oferta 20 bolsas de doutorado no valor total de R$ 2.304.000,00. O objetivo é apoiar a formação de recursos humanos qualificados, a consolidação de cursos de pós-graduação e o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

As bolsas de doutorado contratadas terão vigência de até 48 meses, e além da bolsa, no valor de R$ 2.000,00 mensais, os bolsistas contarão ainda com taxa de bancada. Do valor total oferecido, R$ 1.920.000,00 serão para a contratação de bolsas de doutorado e R$ 384.000,00 para a contratação de taxas de bancada. As propostas deverão ser submetidas à Fapes por meio do e-mail doutorado2012@fapes.es.gov.br.

A taxa de bancada é destinada ao financiamento das atividades relacionadas estritamente à programação acadêmica, pesquisa e o projeto de tese do bolsista de doutorado da Fapes. O valor da taxa de bancada é referente a 20% do valor da bolsa de doutorado, paga mensalmente ao bolsista.

A ficha de inscrição para Câmara de Assessoramento e o edital de doutorado completo estão disponíveis no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Fapes
Tel: 3636 1853 - 9900 3774