29/03/2011 13h37 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Política Estadual de CT&I entra em debate nas instituições públicas

O Secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Péla, esteve na Comissão de CT&I da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 29, e reafirmou o compromisso de fortalecer o sistema e interiorizar as oportunidades de desenvolvimento. A convite da presidenta da comissão, deputada Lúcia Dornellas, o secretário falou sobre os desafios e oportunidades no setor de ciência e tecnologia no Estado, destacando a demanda da formação técnica profissional e a Lei Estadual de Inovação.

O vice-presidente da Comissão, deputado José Carlos Elias, considera que o Espírito Santo precisa ser mais competitivo e elogiou o governador Renato Casagrande pela escolha do secretário Jadir Péla. “Eu o conheço desde o início de sua luta para levar o Ifes para o interior do Estado. Acho que este assunto interiorização do desenvolvimento está em boas mãos no Governo”, disse o deputado. A deputada Lúcia Dornellas concordou com José Carlos Elias e disse que o tema “Lei da Inovação” deverá ser tema de audiência pública para que a sociedade conheça e se manifeste sobre o assunto.

Outros setores da sociedade também estão entrando no debate sobre o sistema de CT&I capixaba. No sábado passado, 26, por exemplo, o Secretário Jadir Péla e o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, fizeram uma apresentação da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para os filiados do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-ES). A palestra aconteceu numa pousada de Domingos Martins, durante o Encontro de Lideranças do CREA-ES.

Por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Governo do Estado pretende implementar uma série de melhorias no setor produtivo. De acordo com o secretário Jadir Péla as ações para melhorias da rede de formação técnica fazem parte da estratégia de oferecer recursos humanos qualificados para que o setor produtivo elimine os gargalos da produção. “Esta é uma definição estratégica. O plano estadual de ciência e tecnologia está alinhado com a política nacional que foi debatida e publicada no Livro Azul, resultante da 4ª Conferência Nacional de CT&I, realizada em Brasília no ano passado”, informou Jadir.

O secretário também informou que a Sect está inserida em um dos dez eixos estratégicos definidos pelo Governador Casagrande para uma atuação imediata e eficaz, visando a divisão dos frutos do progresso com responsabilidade fiscal e ambiental. “Fazemos parte do eixo Produção do Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento. Nosso foco é atender aos segmentos mais vulneráveis com educação para a juventude e oportunidade de novos negócios e inovação para o setor produtivo” detalhou o secretário.

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, focou sua participação no aumento da produção científica como desafio estratégico para o Estado. Ele informou sobre os principais programas da instituição com destaque para aqueles que têm objetivo de formar e fixar mais mestres e doutores nas empresas e entidades do Estado. Anilton também falou sobre os desafios urgentes ao Espírito Santo, como a inclusão ao Plano Nacional de Banda Larga e o aumento de capacitação tecnológica.

O engenheiro Luiz Fiorotti, presidente do CREA-ES, agradeceu a participação dos gestores da CT&I capixaba ao evento da entidade e se apresentou como parceiro do Estado no desafio de aumentar a competitividade e o desenvolvimento.

Assessoria de Comunicação da Sect:
Nides de Freitas
nides@sect.es.gov.br
Cel.: (27) 9964-2490 / Tel.: (27) 3222-6956

Assessoria de Comunicação da Fapes:
3322 4958 - 9900 3774