21/02/2019 16h05

Secti e Fapes realizam atividades para elaboração do Planejamento Estratégico 2019-2022

Foto: Edson Reis/Secti
Equipe da Secti nas atividades para elaboração do Planejamento Estratégico 2019-2022

A última semana foi marcada por diversas reuniões na secretaria, que foi uma das primeiras a iniciar esse trabalho

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) foi uma das primeiras pastas do Governo do Estado a iniciar o planejamento estratégico para o período de 2019 a 2022. Durante a última semana, de 11 a 15 de fevereiro, a Secti realizou, junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), autarquia vinculada a Secti, e a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), diversas reuniões com os gerentes e assessores das pastas para traçar as ações e projetos estratégicos dos próximos anos.

Para integrar o Planejamento Estratégico Estadual, a Secti indicou, junto à Fapes, os desafios estratégicos para esta gestão e os projetos para superá-los. Esta é a maneira de integrar a carteira de projetos prioritários do Governo e promover o alinhamento e a integração da equipe a fim de acelerar o alcance dos resultados para a sociedade.

“Temos a missão de desenvolver ações inovadoras para aproximar empreendedores e empresas da área, e tentar propor ações que melhorem o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Dentro da área de Educação Profissional, que também é uma das pastas que trabalhamos, vamos nos empenhar para qualificar a população capixaba para contribuir também para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo“, destacou a secretária respondendo pela Secti, Solange Maria Batista de Souza.

A diretoria da Fapes convidou os gerentes e assessores a participarem de uma dinâmica para elaboração de notícias que mostrassem as aspirações dos servidores para os próximos anos e décadas. Após os apontamentos, a equipe da Fundação levantou os desafios necessários de serem superados para alcançar os objetivos.

“A Fapes está fortemente engajada no planejamento estratégico do Governo Estadual porque percebemos a importância dele na organização das ações internas e externas da Fundação. Dessa forma, podemos oferecer o melhor serviço para o nosso público-alvo”, comentou a diretora-presidente respondendo pela Fapes, Lucia Aparecida Queiroz de Araujo.

Cabe à SEP coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico. Nestas primeiras reuniões de alinhamento com os gestores estão sendo fornecidas diretrizes, além de informados indicadores e desafios das diversas áreas do governo. Esses dados servirão como base para a construção do Planejamento Estratégico.

“É importante as secretarias realizarem os Planejamentos Estratégico para dar subsídios para o Planejamento Corporativo do Governo do Estado. O próximo passo é a validação dos trabalhos entregues pelas secretarias. Foi proposto que cada órgão realizasse um levantamento dos principais desafios, indicadores e um inventário dos projetos de cada pasta”, explicou a subsecretária da SEP, Joseane Zoghbi.

Assessoria de comunicação da Secti
Samantha Nepomuceno