O pesquisador e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Luiz Fernando Loureiro, foi o primeiro colocado no Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia. A Mercocidades é uma rede de cooperação que integra atualmente 228 cidades de Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia e Peru.
O Prêmio Mercocidades de Ciência e Tecnologia visa reconhecer pesquisadores ou grupos de pesquisa cujo trabalho de natureza tecnológica tenha contribuído para a solução de problema relevante nas cidades integrantes da Rede. A premiação foi realizada nesta quinta-feira (1º), durante a 16º Cúpula de autoridades da Rede Mercocidades, realizada no Uruguai.
O projeto vencedor aborda o cultivo em massa de larvas do caranguejo-uçá (Ucides cordatus), em uma proposta para o repovoamento da espécie, tendo como objetivo a manutenção da biodiversidade e a geração de renda. Luiz Fernando Loureiro falou sobre a premiação.
“É muito gratificante ver o resultado dos nossos projetos serem reconhecidos nacionalmente e, neste caso, internacionalmente, mostrando que os pesquisadores do Espírito Santo têm muito a contribuir para o avanço da ciência e tecnologia”, disse o pesquisador.
O caranguejo-uçá é de grande importância econômica por ser fonte de renda de diversos catadores capixabas e pescadores profissionais de outros Estados. Os impactos causados aos manguezais pela pesca predatória do animal têm gerado alterações na estrutura populacional da espécie e também a redução de estoque.
O projeto do pesquisador capixaba buscou conhecer a taxa de sobrevivência das larvas do caranguejo-uçá em cativeiro, para reintroduzi-lo no manguezal. Através do cultivo em massa, é possível repor e reestabelecer a população local da espécie. Dessa forma, a pesquisa permite que se preserve o meio ambiente dos manguezais de Vitória e contribui com a manutenção do sustento das famílias de catadores.
A Fapes está financiando, desde abril, uma nova edição deste projeto, em que a equipe do pesquisador trabalhará com a comunidade de Cariacica. A pesquisa foi contemplada na seleção dos “Projetos Estratégicos”, que visa apoiar pesquisas que contribuam diretamente para o crescimento do Espírito Santo. Segundo Luiz Fernando, a proposta é trabalhar tanto a questão de repovoamento, como os aspectos socioeconômicos da atividade na região.
A expectativa é que a próxima reunião da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação, que reúne representantes das diversas cidades da Rede, aconteça em Vitória. Isto porque a cidade ganhadora do Prêmio Mercocidades de Ciência & Tecnologia tem prioridade em sediar a reunião seguinte do grupo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Fapes
Ana Luiza Freitas
Tel: 3636 1853 9900 3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br