O professor Marcos Roberto Halasz coordena o projeto que pretende reaproveitar cascas de eucalipto para confecção de placas de isolamento termo acústico, que está sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa da Engenharia Química da Faculdade e Aracruz.
O trabalho, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Fapes, busca uma aplicação viável dos resíduos de casca de eucalipto para atender a indústria local e a sociedade do entorno.
Marcos Halasz explica que estão sendo avaliadas a produção de tijolos ecológicos e de placas de isolamento termo acústico, buscando composições mais promissoras.
“Após esta etapa, em que buscamos configurações ideais de placas, serão realizados testes para verificar se o material confeccionado serve como isolamento termo acústico.”
Os recursos provenientes da Fapes foram utilizados na aquisição de equipamentos para montagem dos sistemas experimentais e pagamento de bolsas de iniciação científica para alunos de graduação.
O coordenador da pesquisa se mostra otimista com o trabalho já realizado e com o resultado final, que promete ser uma boa oportunidade de destinação das cascas de eucaliptos.
“Fico muito feliz com este projeto, pois ele poderá gerar uma nova fonte de renda para a comunidade local e contribuir para o crescimento da economia do Estado do Espírito Santo. Isso, sem deixar de mencionar que desenvolvemos acompanhando os custos de processamento, para garantir que o produto final não seja caro e possa ser destinado também a população de baixa renda.”
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas
27 3636 1853 27 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br