A Inovação Social tem como um dos seus pilares promover transformações sociais positivas em um determinado extrato da sociedade ou comunidade de interesse. Com a grande preocupação de humanizar o parto, e tornar melhor essa fase tão importante na vida de toda mulher, o projeto “Parthos: Intervenções terapêuticas transdisciplinares em mulheres durante o período perinatal”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) no edital 19/2012 – Inovação Social, promove oficinas para gestantes e cursos de formação humanizada de profissionais da saúde para os profissionais em residência médica no Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes – Hucam.
O projeto Parthos tem como objetivo principal contribuir com a redução das complicações na gestação, no momento do parto e no puerpério e, consequentemente, contribuir para melhora da qualidade de vida das mulheres e crianças. Esse projeto se insere nos objetivos das políticas de Saúde da Mulher proposta pelo Ministério da Saúde.
Rodas de Gestantes
As rodas de gestantes, abertas a participação da comunidade capixaba, são oficinas aplicadas pelas pesquisadoras do Parthos com auxílio de uma cartilha informativa desenvolvida por uma equipe interdisciplinar. Essa atividade é importante para atenção perinatal conforme recomendado pelo Ministério da Saúde e serve como ferramenta para que as mulheres sejam informadas sobre as especificidades de suas condições reprodutivas. Os temas abordados nas cartilhas e nas rodas de gestantes são: Desejo da Mãe, Sexualidade, Preparação para o parto, Amamentação, Tristeza Materna e Direitos da Mulher. As reuniões acontecem na maternidade Hucam e na Clínica Gerar.
O trabalho desenvolvido pelo grupo promove um espaço de escuta e atenção à mulher que é fundamental para que ela consiga reconhecer seus desejos e fortalecê-los, bem como compreender as mudanças por que passa durante a gravidez, como comenta a gestante M.N., 33 anos, após participar da Roda de Gestante cujo tema é o Desejo da mãe: “É muito importante falar para os outros. Acredito que para tudo que você passa na vida, tanto experiência ruim, quanto experiência boa, à medida que você fala você vai absorvendo e entendendo de uma forma diferente, é como se estivesse falando e explicando pra você mesmo o que está acontecendo. Muitas vezes fica na cabeça aquele monte de pensamentos e quando você tem alguém para te escutar eles começam a se organizar”.
A coordenadora da pesquisa, professora do departamento de Filosofia da UFES, Claudia Murta fala sobre a importância da pesquisa para a mulher capixaba “O desenvolvimento da pesquisa evidencia o quão importante é investir na atenção à mulher no período perinatal a fim cuidar não só de seus aspectos físicos, mas também dos psíquicos visando à saúde da mãe e do bebê. O trabalho realizado com os profissionais da saúde visa promover avanços no sentido da reelaboração das práticas médicas respeitando as especificidades e a complexidades da mulher”, conclui.
Curso de Extensão
No momento também é realizado o Curso de Extensão “Dimensões da Humanização: Filosofia, psicanálise e medicina” ofertado a residentes do HUCAM. Visando uma abordagem mais humanizada dos profissionais de saúde, esse curso já foi oferecido também aos enfermeiros dessa instituição. Em sua segunda edição desde a vigência do projeto na Fapes, o curso Dimensões da Humanização é fruto de uma parceria com o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Ufes e Núcleo de Educação Aberta e a Distância.
Para quem se interessa pela temática, no próximo semestre será lançada mais uma edição do curso aberto a profissionais de todas as áreas. Para mais informações acesse o site www.neaad.ufes.br ou acesse a nossa fanpage www.facebook.com/simposiofilosofiaepsicanalise.
Claudia fala sobre o apoio primordial dado pelos editais da Fapes. “O primeiro apoio da Fapes foi em 2009 quando o projeto ainda estava em fase de coleta de dados da pesquisa. Esse subsídio nos possibilitou promover a escuta das urgências subjetivas das mulheres atendidas e a traçar um perfil dessas para elaborar melhor as cartilhas das rodas de gestantes e os cursos de Humanização, trabalhos desenvolvidos no presente momento".
O projeto também foi apoiado pelo Edital Inovação Social por tratar de um trabalho inédito para as mulheres do Espírito Santo. “Ao recebermos fomento e amparo à pesquisa observamos o esforço dessa Fundação para o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão pública e de qualidade” destaca.
Para maiores informações sobre o grupo Parthos:
- facebook/simposiodefilosofiaepsicanalise
- www.clinicagerar.com/pesquisa-parthos/
- parthos@googlegroups.com
Tel.: 27 4009 2094
Informações à Imprensa:
Assessora de Comunicacao - Fapes
Mariana de Araujo Santanna
(27) 98849-8535
(27) 3636-18 53
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br