28/11/2011 15h19 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Pedras preciosas serão discutidas esta semana em Vitória

Pesquisadores, profissionais e estudantes discutirão, nesta semana, em Vitória a situação atual da gemologia no Brasil e perspectivas do crescimento do setor, na I Semana de Gemologia.

O evento é organizado pelo grupo de estudos em Gemologia, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, na própria Ufes.

O encontro discutirá a divulgação da produção científica e a apresentação e discussão sobre a atualidade do setor da Gemologia no Brasil e no Espírito Santo.

A coordenadora do evento, Daniela Newman, explica que o evento também pretende expor as mais recentes tecnologias utilizadas dentro da área de beneficiamento de minerais, no que se refere a tratamentos para melhorar a beleza das gemas.

“Serão apresentados trabalhos sobre os processos modernos de lapidação, uso e aplicação de novas tecnologias para inovar no design de gemas e jóias e métodos modernos de caracterização e identificação de gemas. Através do encontro, graduandos e pós-graduandos, estarão mais capacitados a exercer e acompanharem atividades práticas por meio do contato direto com os profissionais da área. Isso implica em uma articulação teoria e prática fundamental para a sua formação”, disse Daniela Newman.

O público estimado é de 300 pessoas, entre pesquisadores, estudantes, profissionais liberais, empresários e população em geral. A coordenadora destaca que o apoio da Fundação viabilizou a realização do evento.

“A Fapes foi crucial, uma vez que proporcionou e viabilizou a participação de profissionais das mais diversas regiões do país. Sem esse financiamento não seria possível realizar um evento tão amplo e abrangente”, finalizou.

Assessoria de Comunicação/ Fapes