29/07/2011 12h05 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Palestra magna do 5º Encontro de Inovação da Cesan aborda estratégia, inovação e talento para o crescimento pessoal e empresarial

“A inovação só acontece na presença do conhecimento. Inovação gera valor, é arte, disciplina e processo. Na virada do milênio, a inovação passou a ter muita importância e por isso espera-se que as pessoas inovem na atitude e não apenas nos produtos e serviços”, destacou o professor e consultor em gestão empresarial, Waldez Luiz Ludwig, durante a palestra magna de abertura do 5º Encontro de Inovação, na manhã desta quinta-feira (28), no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia.

Ludwig explicou que a imaginação gera criatividade, que gera inovação, se transformando em valor para as empresas. “Todo progresso é fruto de pessoas nada razoáveis, como dizia Bernard Shaw. Isso quer dizer que as organizações devem selecionar pessoas e líderes talentosos para tocar a inovação e despertar ideias”, afirmou. Ele fechou a palestra com uma frase do físico Albert Einstein: “Se uma ideia, à primeira vista, não lhe parece absurda, não gaste tempo com ela”.

Estiveram presentes na solenidade de abertura a diretoria da Cesan junto com o presidente, Neivaldo Bragato, o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisado Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, a diretora geral da Agência Reguladora de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária do Espírito Santo (Arsi), Maria Paula Martins, o secretário Estadual de Meio Ambiente, Paulo Ruy Valim Carnelli, além de diretores da empresa e outras autoridades estaduais.

Bragato falou da renovação do quadro de funcionários da empresa, que é tão importante para o processo de inovação. “Metade dos funcionários da Cesan hoje têm até cinco anos de empresa. Isso é fundamental para gerar ideias novas. Inovação é tudo. Não é só tecnológica e vai desde a coleta e tratamento de esgoto até o atendimento ao cliente. As ideias valem ouro e precisamos tirar da gaveta. Qualquer empresa que não se reinventa, acaba se extinguindo”.

O presidente da da Cesan também aproveitou para parabenizar as equipes dos 20 trabalhos técnicos que se inscreveram para participar do 5º Encontro de Inovação: ”Tenho orgulho de estar dirigindo uma equipe tão competente quanto a de vocês. Tenho descoberto grandes talentos”.

O diretor de Operação Metropolitana e coordenador do Comitê Permanente de Cooperação Técnico Cientifica da Cesan, Carlos Eduardo Saleme, falou que estava muito feliz em ver como o evento cresce a cada ano. “Para a inovação avançar, é preciso ampliar os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, incentivar as pesquisas e capacitar os profissionais. E isso a Cesan está fazendo hoje aqui com a realização desse encontro, além de estimular a participação de empregados em congressos e seminários. Quero parabenizar também os autores dos 23 trabalhos que serão divulgados e apresentados no 26º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes)”, ressaltou.

Saleme ainda mencionou os objetivos do Comitê Permanente de Cooperação Técnico Cientifica. Um deles é coordenar as ações de pesquisa e inovação na empresa. “O comitê também faz o gerenciamento e elaboração dos convênios com instituições de ensino e pesquisa. Atualmente na empresa existem 17 pesquisas em andamento e 57 já concluídas”, frisou.

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, aproveitou o evento para anunciar que dois novos editais serão lançados no segundo semestre deste ano. “Após conversar com a Cesan, tivemos a iniciativa de lançar um edital voltado para políticas públicas e outro voltado para inovação tecnológica. A Cesan é uma grande parceira da Fapes e o Espírito Santo é um dos estados que mais fomenta a pesquisa no Brasil”, explicou.

Inscrições no hotsite

O 5º Encontro de Inovação da Cesan termina nesta sexta-feira (29), às 17 horas. O evento é aberto ao público e as inscrições para participar como ouvinte podem ser feitas no hotsite desenvolvido especialmente para o encontro, no endereço eletrônico www.cesan.com.br/5encontroinovacao. A entrada é franca.

Durante o 5º Encontro de Inovação ocorre apresentação de trabalhos técnicos de empregados da Companhia e palestras. Estes trabalhos, desenvolvidos dentro da Companhia e apresentados durante o evento, serão premiados no encerramento, nas seguintes categorias: Processos Operacionais (produção, operação e manutenção de água e esgoto); Gestão Institucional (processos de apoio direcionados a água e esgoto) e Gestão Administrativa (processos relacionados a pessoas, comportamento, gestão comercial, recursos humanos, jurídico e financeiro).

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Márcia Brito