24/11/2020 16h37

Oficina Final do Plano de Ações da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte será nesta quarta-feira (25)

O Plano de Recursos Hídricos da Região visa a alcançar as metas de melhoria na qualidade e quantidade de água nas bacias.

Com o objetivo de apresentar o Plano de Recursos Hídricos com a consolidação dos resultados obtidos na Oficina Virtual do Plano de Ações, a equipe técnica que desenvolve o Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte irá realizar mais um encontro on-line com o Comitê de Bacia Hidrográfica da região (CBH LCN) e os atores sociais da bacia: a Oficina Final do Plano de Ações. O evento acontece nesta quarta-feira (25), às 14h.

A Oficina Final do Plano de Ações será realizada por meio de uma videoconferência utilizando a ferramenta Jitsi Meet. Os participantes das oficinas anteriores receberão o link de acesso pelo e-mail cadastrado na plataforma Google Sala de Aula, ambiente virtual onde as oficinas vêm acontecendo. De caráter informativo, a Oficina Final irá apresentar as ações e metas do plano que foram consolidadas após contribuições recebidas na última oficina do Plano de Ações. Também serão apresentadas diretrizes de outorga e cobrança para a região hidrográfica. A exemplo da oficina final de diagnóstico (Etapa A), a proposta é expor os resultados alcançados até o momento e tirar dúvidas.

As oficinas representam um método eficaz e importante de comunicação durante o processo de elaboração do Plano de Bacia. Previstas na metodologia do Plano, as atividades e trabalhos em conjunto com o CBH LCN e atores sociais da região hidrográfica garantem que o resultado final atenda aos reais anseios da sociedade. Neste ano, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as oficinas tiveram que ser adaptadas a um formato on-line e continuado, de forma a garantir a participação daqueles que se dispuseram a contribuir. Para isso, a equipe manteve um contato constante com os membros do CBH, elaborando informativos e vídeos de treinamento para que eles se familiarizassem com a plataforma escolhida.

Plano de Ações

O Plano de Ações faz parte do projeto de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Litoral Centro-Norte. Ele consiste na proposição de ações necessárias para alcançar as metas de melhoria na qualidade e quantidade de água nas bacias, fortalecimento do CBH, entre outras, com prazos de execução para cada meta (curto, médio e longo), considerando o horizonte máximo de 20 anos.

A região Litoral Centro-Norte é formada pelas bacias dos rios Riacho, Piraquê-açu, Reis Magos e Jacaraípe, que banham integralmente os municípios de Aracruz e Fundão, quase a totalidade dos municípios de Ibiraçu e João Neiva e parte de Linhares, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra e Vitória; e compreende uma área de drenagem de, aproximadamente, 3.100 quilômetros quadrados.

O Enquadramento e o Plano de Recursos Hídricos da região estão sendo desenvolvidos por meio de uma parceria institucional entre a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com recursos do Estaleiro Jurong Aracruz, por meio de uma condicionante ambiental.

Serviço
Oficina Final de Plano de Ações
Quando: quarta-feira (25) às 14h
Onde: Jitsi Meet (On-line)
Contato para participação: comunicacao.planosdebacias@gmail.com
Telefone: (27) 99717-0905 / (28) 99925-4186 – Falar com Erica ou Rafael.

Texto: Rafael José

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Agerh
Francine Leite
(27) 3347-6207|99935-0085
asscom@agerh.es.gov.br / es.agerh@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard