22/01/2010 15h18 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

Novo presidente da Fapes quer aumentar participação do ES na produção científica

Reconhecido pesquisador de assuntos estratégicos para o desenvolvimento do Estado, Aureliano Nogueira da Costa assume a presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (Fapes) com grandes desafios pela frente. “O nosso maior desafio, sem dúvida, é gerar a aproximação entre os setores acadêmicos e produtivos da sociedade para incentivar a inovação tecnológica em todos os setores”, afirmou o presidente.

De acordo com Aureliano, o Espírito Santo vive um momento diferenciado e de grande importância histórica, devido ao fortalecimento das políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação. “ A Fapes quer envolver todos os setores da sociedade para compreender este momento, qualificar mais, participar dos avanços e também gerar inclusão social. Tudo isso, alinhado ao plano estratégico do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Governo do Estado”, informou.

Em relação ao plano de trabalho imediato em sua gestão junto à Fapes, Aureliano destacou a organização da Conferência Regional de Ciência e Tecnologia. Evento que será nos dias 25 e 26 de março, reunindo no Espírito Santo as entidades, gestores e pesquisadores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Temos que aumentar a participação do Espírito Santo na produção científica e na inovação tecnológica. Este intercâmbio é fundamental para isso”, disse. Em maio acontecerá em Brasília a IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e será outro momento decisivo para se consolidar as idéias e políticas estratégicas do setor em todo Brasil.

A Fapes compreende e atua para que todo este debate nacional em torno da Ciência e Tecnologia beneficie o Espírito Santo. “A nossa visão é esta: queremos aproximar os setores para que toda a sociedade se utilize dos avanços e inovações tecnológicas. São muitos os que precisam ser beneficiados: o comércio, a indústria, o agronegócio, a pesca, a segurança, a saúde, o transporte e todos os demais que compõem o setor produtivo”, afirmou Aureliano Nogueira da Costa.

O Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, declarou que “Aureliano vem com a missão de promover a efetiva interação entre academia/ setor produtivo e sociedade civil e com isso agilizar a integração entre Sect/Fapes com os parceiros. Usaremos o modelo de sucesso de seu órgão de origem, o Incaper, para trabalhar a extensão tecnológica. No dinamismo que lhe é peculiar, esperamos uma sequência de trabalhos de sucesso que a Fapes já conseguiu no conceito do sistema estadual de C, T&I”.

Trajetória - Antes de assumir a presidência da Fapes Aureliano Nogueira da Costa foi pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag). Na Fapes, o seu primeiro cargo foi como diretor técnico-científico, onde utilizou de sua experiência na Incaper na análise técnica de projetos para agilizar as pesquisas.

Aureliano Nogueira da Costa possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Fitotecnia e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, ambos pela UFV. Atualmente, é pesquisador do Incaper, professor doutor das Faculdades Integradas Espirito Santenses (Faesa), professor e pesquisador do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Tem experiência na área de agronegócios, com ênfase em fertilidade do solo, nutrição de plantas e adubação, tema sobre o qual contribuiu na elaboração do plano estratégico ES 2025. “Não é por que assumi um cargo de direção, que deixarei de lado as minhas experiências como pesquisador”, avaliou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Nides de Freitas