A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) divulgou novo cronograma para apresentação de propostas de projetos de pesquisa desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior com participação de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Espírito Santo. O novo período de submissão das propostas, para a Chamada 1, vai de 06 de abril a 12 de junho de 2015, e a nova data prevista para divulgação dos resultados é 14 de agosto.
Já o período para submissão das propostas da Chamada 2 vai de primeiro de fevereiro a 12 de abril de 2016, com data prevista de divulgação dos resultados a partir de 03 de março do mesmo ano.
Para os projetos científicos selecionados são destinadas bolsas aos pesquisadores e acadêmicos das Instituições de Ensino Superior, e aos professores e alunos das escolas públicas sediadas no Estado. Trata-se do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro – Edital Fapes nº 014/2014, do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) e Fapes, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia do Município da Serra (Facitec).
A prioridade do Edital é apoiar projetos que serão desenvolvidos em escolas situadas em áreas de vulnerabilidade social. A finalidade é selecionar projetos de Iniciação Científica Júnior em todas as áreas do conhecimento que busquem despertar vocações científicas e tecnológicas, e incentivar talentos potenciais. O Programa pretende transformar a visão e a expectativa de futuro do jovem estudante capixaba, reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos participantes do Programa, promovendo a popularização da ciência e, consequentemente, aumentando o número de estudantes provenientes do ensino público no ensino superior.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sectti e Fapes
Lucyano Ribeiro
lucyano@sectti.es.gov.br – 3636.1811/1822/1807.