28/01/2013 08h44 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Nova regulamentação para atrair e fixar recém-doutores no ES

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento científico e tecnológico capixaba, divulga novas regras para concessão de bolsas para atração de recém-doutores para atuarem no Espírito Santo, desde que estejam desvinculados do mercado de trabalho.

A bolsa, que tem o objetivo de fixar recém-doutores no Espírito Santo, tem duração de até 48 meses e é destinada a doutores com título obtido nos últimos 10 anos, no País ou no exterior, que queiram atuar em linhas de pesquisa desenvolvidas nas instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Estado do Espírito Santo.

A inscrição para concorrer à seleção das bolsas poderá ser realizada, em atendimento a edital, pelo supervisor do candidato à bolsa, pelos coordenadores de cursos de pós-graduação reconhecidos pela CAPES ou pelos líderes de grupo de pesquisa do CNPq reconhecidos pela instituição.

Vários auxílios estão previstos para o bolsista, como a bolsa mensal e auxílio financeiro para o desenvolvimento da pesquisa. O detalhamento da Resolução da Fapes Nº. 074, de 12 de dezembro de 201,2 pode ser encontrado na página eletrônica da Fundação (www.fapes.es.gov.br), opção “Resoluções e leis da FAPES”.

Segundo a diretora Técnico-científica da Fapes, Valéria Fagundes, “essa modalidade de bolsa visa atrair jovens pesquisadores com formação especializada e que estão ainda sem emprego, de modo a contribuir no fortalecimento dos grupos de pesquisa e da pós-graduação. O nosso objetivo é de que com sua participação nos projetos de pesquisa desenvolvidos no Estado, a chance desse profissional se fixar no Espírito Santo aumente”.

Para coordenadores e pesquisadores essa mudança é muito oportuna de acordo com Alessandro Coutinho Ramos, supervisor de bolsistas de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da Fapes e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecossistemas da Universidade Vila Velha (UVV). "O Programa de Fixação de Doutores da Fapes é uma iniciativa que fortalece a atividade de formação de recursos humanos e a qualidade das pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas. Além de atrair recém-doutores em áreas estratégicas vai elevar a produção cientifica estadual e ainda contribuir diretamente no combate à fuga de cérebros. Um problema vivido por muitos países da Europa e no próprio Brasil", afirma ele.

O Edital de chamada para essa modalidade de bolsa está em elaboração, com previsão de publicação no primeiro trimestre de 2013.

Mais informações:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Tel.: (27) 3636-1853 – 9900-3774 comunicacao@fapes.es.gov.br www.fapes.es.gov.br