20/12/2013 13h14 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

NossaBolsa: inscrições abertas para 2.406 vagas

Estão abertas as inscrições para concorrer a uma das 2.406 vagas do Programa NossaBolsa. São oportunidades para graduação, em faculdades particulares, oferecidas pelo Governo do Espírito Santo para o próximo ano.

O edital foi publicado na quarta feira (18), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com objetivo de ampliar o investimento em educação e garantir um futuro melhor para os capixabas.

Com investimento de R$ 66.270.561,59, o número de vagas é o maior já oferecido desde a criação do Programa. O crescimento, em comparação com o edital do ano de 2011, em que foram ofertadas 1.234 bolsas, é de 95%.

Segundo o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, “o crescimento do número de bolsas, aliado com uma melhor distribuição geográfica das ofertas de vagas, representa um esforço do Governo do Estado na direção e um desenvolvimento regionalmente equilibrado, além de gerar oportunidades para as pessoas de todos os 78 municípios do estado”. Ainda segundo Anilton, neste edital foi priorizada a reserva de vagas nos cursos de formação de professores, nas áreas tecnológicas e de saúde, buscando atender às demandas emergenciais dos diversos setores da sociedade. Com esse quantitativo de vagas o programa NossaBolsa terá em 2014 mais de 5 mil bolsistas frequentando curso superior.

Como se inscrever?

As inscrições para participação do processo de seleção do Programa NossaBolsa deverão ser efetuadas exclusivamente via internet, no site www.nossabolsa.es.gov.br , até às 23h59min do dia 3 de janeiro de 2014.

Após ser selecionado o estudante beneficiado tem algumas obrigações a serem cumpridas, como, frequentar as aulas com regularidade, ter aprovação de no mínimo 75% das disciplinas cursadas e não trancar a matrícula durante o período de vigor da bolsa.

NossaBolsa

O Programa NossaBolsa, criado em 2006, é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, administrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), e que concede bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas de ensino localizadas no Espírito Santo, baseado nos seguintes critérios de seleção: o aluno deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública no Estado, ter conquistado nota suficiente no Exame Nacional de Ensino Médio 2013 (Enem), não ter outro diploma de graduação e atender aos critérios de renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araujo Santanna