23/03/2015 13h36 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

NossaBolsa: Governo do Espírito Santo ajuda alunos a concluírem curso superior

Neste ano são 1.370 novos bolsistas e entre eles está Rafael Aguilar Monteiro, filho mais novo de dona Rosemeire Aguilar Monteiro, de São Mateus, aprovado no curso de Administração oferecido pela Faculdade Vale do Cricaré. Ele tem mais três irmãos, todos portadores de deficiência. “O NossaBolsa era a única chance do meu filho. Não tínhamos condições de custear seus estudos na faculdade. Acompanhamos a divulgação dos resultados todo dia, até que recebemos a notícia. Foi uma alegria geral. Agora, sabemos que o Rafael tem uma chance e poderá ajudar seus irmãos”, desabafou, arrancando aplausos e lágrimas.

A Aula Inaugural foi proferida pelo governador Paulo Hartung, no Salão São Tiago – Palácio Anchieta. Participaram os novos bolsistas da Região da Grande Vitória. Paulo Hartung aproveitou a oportunidade e a presença dos alunos bolsistas e falou sobre a história do Espírito Santo, e explicou as diversas fases de construção do Palácio Anchieta. Em seguida, detalhou a trajetória econômica capixaba e ressaltou a importância da qualificação profissional e educacional.

"Após a diversificação da nossa economia, os novos desafios são modernizar a agricultura e diversificar a indústria, principalmente no desenvolvimento tecnológico. No Governo pretendemos aplicar os recursos oriundos do petróleo em infraestrutura, mas para isso é fundamental a capacitação de capital humano. Investir em pessoas é investir no futuro da sociedade. O Programa NossaBolsa é um projeto social para dar tratamento desigual aos desiguais e para que, com isso, possam ter uma chance de igualdade e uma janela de oportunidades”, salientou o governador.

Ao longo de sua explanação, por três vezes o governador Paulo Hartung reforçou uma mensagem pedindo aos alunos para aproveitarem a oportunidade de estudo. “Agarrem essa chance. Vocês são agentes de transformação. Esse Estado precisa caminhar para ser produtor e fornecedor de mão de obra qualificada e de conhecimento. Agarrem essa oportunidade que os capixabas estão dando. Façam por vocês, pelos capixabas, pois precisamos mudar esse país”, exclamou Hartung.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Guerino Balestrassi, conclamou os alunos bolsistas a ajudarem na transformação do Estado. “O Governo investe em vocês, oportunizando um curso superior nas áreas que vocês escolheram, nas faculdades que escolheram. Mas nós queremos mais. Queremos que se formem, tenham um bom emprego, ajudem na composição da renda familiar. Acima de tudo, que deem a contrapartida na transformação do Espírito Santo, compartilhando os conhecimentos que adquirirem, especialmente com os mais necessitados”, afirmou Balestrassi.

O Programa NossaBolsa, do Governo do Estado, tem objetivo de garantir acesso ao ensino superior a alunos oriundos do ensino médio público, com baixa renda familiar e média aritmética superior a 500 pontos na prova do Enem. Em 2015, ingressaram 1.370 novos bolsistas, e o edital foi lançado em 2014. O Programa foi criado em 2006, e de lá pra cá, já se formaram mais de 4.200 alunos. Com os novos bolsistas, o Programa passa a contar com 4.737 graduandos, em 58 cursos, de 37 Instituições de Ensino Superior. O investimento do Governo do Estado ultrapassa R$ 31,6 milhões, anualmente, com o custeio dos estudos dos bolsistas capixabas.

Assessoria de Comunicação Sectti/Fapes
Lucyano Ribeiro