21/12/2010 13h46 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

NossaBolsa forma mais uma turma em clima de emoção

A formatura de 687 estudantes do Programa NossaBolsa foi marcada por emoção, na tarde desta segunda-feira (20), no Cerimonial Le Rosé, em Vitória. A cerimônia teve a presença do governador do Estado, Paulo Hartung, que ressaltou em seu discurso o êxito do programa na formação de profissionais.

A segunda formatura oficial do Programa NossaBolsa, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), apoiada pela Fundação de Amparo à Pequisa do Espírito Santo (Fapes), contou com as presenças do secretário de Ciência e Tecnologia, Lúcio Spelta, do secretário de Educação, Haroldo Correa Rocha, do presidente da Fapes, Aureliano Nogueira Costa, de Alexandre Theodoro, presidente do Espírito Santo em Ação, dos futuros secretários da Educação, Klinger Alves, e da Ciência e da Tecnologia, Jadir Pella, e demais autoridades do setor de ciência, tecnologia e educação superior do Estado.

A cerimônia começou com uma palestra de estímulo para a segunda turma formada neste ano de 2010, ministrada pelo ator e diretor de teatro José Luiz Gobbi. Ele falou sobre o tema “Habilidades para construir sucesso”. Em seguida, a formanda 2010 em Administração, Miriam Souza Campos, lembrou que todos se esforçaram ao máximo e superaram barreiras para conseguir fazer parte da “elite cultural”, com um diploma de nível superior, e agradeceu em nome de centenas de vozes que passaram pelo Programa NossaBolsa”.

O ex-aluno do programa NossaBolsa Renan Osório contou sua história de superação e disse o quanto a ajuda financeira do governo contribuiu para sua formação acadêmica e para a tranqüilidade de sua família. Finalizou contando que em outubro se formou Mestre em Modelagem Matemática e Computacional no CEFET-MG e que sua dissertação foi agraciada com Menção Honrosa de “Pesquisa Ambiental” pela Prefeitura de Vitória. Com 23 anos, ele diz que se orgulha de no mês passado ter sido aprovado em concurso federal para ser professor de Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Dessa forma alcançou seu tão sonhado objetivo: ter a profissão de professor universitário.

Depoimentos como estes motivam não só os formandos, mas também toda a equipe da Sect/Fapes. O secretário Lúcio Spelta disse, emocionado, que “o NossaBolsa é um poderoso programa de inclusão social que promove o desenvolvimento econômico por meio do conhecimento, abrindo janelas de oportunidades e novas perspectivas para os jovens.” Ele lembrou que as inscrições estão abertas para o ingresso no Programa NossaBolsa e prosseguem até o dia 30 de dezembro.

O governador Paulo Hartung afirmou em seu discurso que o NossaBolsa é um programa exitoso. “Colocamos de pé um programa que deu certo, com 32 institutos de ensino superior tendo como foco o desenvolvimento econômico, nas cadeias produtivas e nas empresas que estão sendo atraídas para o Espírito Santo”. Ele lembrou que alunos de 72 municípios participam do programa. “Pela evolução, podemos esperar que em 2011 a cobertura atinja os 78 municípios do estado.

Ele também destacou o foco nos alunos da rede estadual promovido pelo NossaBolsa. “Fizemos isso para chegar nos alunos talentosos das famílias de menos condição socioeconômica. O acesso ao programa se dá pelo mérito e o recurso que o sustenta é do povo do Espírito Santo”, afirmou, antes de ser aplaudido de pé pelos participantes.

O Programa NossaBolsa proporciona bolsas para formação de nível superior aos alunos da rede pública estadual com renda de até 3 salários mínimos por pessoa do grupo familiar. No edital deste ano, são 1134 vagas ofertadas em 55 cursos de 32 instituições privadas do Estado. Os interessados poderão fazer suas inscrições no site do Programa.

Assessoria de Comunicação Sect/Fapes
Nides de Freitas