05/12/2012 14h48 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

NossaBolsa: 687 estudantes com diploma de nível superior

Mais 687 estudantes do NossaBolsa com diploma de nível superior. A formatura do Programa, realizada nesta quarta-feira (05), no Cerimonial MS Buffet, em Vitória, foi marcada por emoção e reconhecimento e contemplou alunos que cursaram o ensino público na rede estadual.

O Programa oferece bolsa de estudos aos estudantes com renda de até três salários mínimos por pessoa do grupo familiar. O governador Renato Casagrande destacou a importância do NossaBolsa para os estudantes capixabas.

“Para mudar o mundo, o País, um estado, município, um bairro, condição familiar, ou a sua própria vida, é necessário atitude e os formandos do NossaBolsa tem muito a celebrar, porque representam uma importante parcela da população que tem atitude para buscar nos estudos, persistência e determinação para concluir esta etapa, sem desânimo. São todos vitoriosos nesta manhã. Da mesma forma, a atitude do Governo de manter e investir cada vez mais nesta formação superior também contribui para a ampliação do leque de oportunidades para os capixabas. Acredito que governar o Estado é viver como quem estuda à noite e trabalha durante o dia. É dedicar-se exclusivamente para construir dias melhores. A educação, em todos os níveis, é e sempre será uma das prioridades do Governo do Espírito Santo”, destacou o governador.

Thainah Minete Pimenta, formanda em Arquitetura, fez um discurso emocionado e falou sobre a importância do ensino superior na sua carreira. “Graças a este programa tive a oportunidade de fazer um curso superior e hoje comemoro meu diploma de graduação. Não só em minha vida, mas na vida de tantos outros jovens o NossaBolsa fez e faz toda a diferença. Sem ele, não teríamos a oportunidade de continuar a estudar, aprender, crescer, e ter uma melhor perspectiva de vida”.

Além do governador, participaram da solenidade o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, os secretários de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, o de Educação, Klinger Barbosa, o Presidente do Sinepe, Padre João Batista Gomes de Lima, entre outras autoridades.

O diretor presidente da Fapes Anilton Salles Garcia parabenizou os formandos pela conquista e destacou o trabalho do Governo por aumentar o alcance do Programa. “O governador está utilizando, e muito bem, esse Programa pelo desenvolvimento do Espírito Santo, gerando ainda mais benefícios aos capixabas. O investimento no NossaBolsa é maior a cada ano devido a vocês, bolsistas, que demonstram a capacidade de superação e estão aqui hoje, graduados, por mérito próprio. Esta é uma iniciativa que dá certo e que valoriza a nossa sociedade, que forma e instrui os jovens, proporcionando que recebam educação superior e adentrem no mercado de trabalho qualificados”, disse o diretor da Fapes.

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, lembrou que o Programa NossaBolsa está com um edital aberto. “O nosso investimento é para criar oportunidades para vocês e para todo o Espírito Santo, que contará com profissionais qualificados, como vocês. E nós estamos gerando outras oportunidades: até o dia 21 de dezembro temos um edital aberto disponibilizando 2.018 novas vagas”.

O secretário de Educação, Klinger Barbosa, afirmou que o Programa NossaBolsa é uma grande oportunidade aos jovens de todo o Estado. “O Programa NossaBolsa cumpre o papel de abrir portas de oportunidade para essa geração estudiosa e talentosa que vem das escolas públicas do nosso Estado. Isso permite o crescimento dos nossos jovens e crescimento para o futuro do Espirito Santo”.

O Diretor do Sindicato das Empresas Particulares do Espírito Santo (Sinepe), Padre João Batista Gomes de Lima agradeceu ao Governo do Estado todo o investimento que é feito em prol dos estudantes, e presenteou o governador Renato Casagrande com uma placa de agradecimento e de reconhecimento ao trabalho realizado.

Edital NossaBolsa

O Programa está com um edital aberto, disponibilizando R$ 11 milhões para a formação de mais 2.018 estudantes. As bolsas de estudo são distribuídas em 44 cursos de nível superior, com oportunidades em 35 Instituições de ensino, atendendo aos 78 municípios do Espírito Santo. Com essa iniciativa, o Programa atenderá a 4.500 bolsistas inscritos no ano de 2013.

Assessoria de Comunicação/ Fapes