21/02/2019 09h44

Fapes divulga resultado final do Nossa Bolsa 2019 nesta sexta-feira (22)

A matrícula começa nesta segunda-feira (25) e a chamada de suplentes será a partir de quinta-feira (28).

O processo seletivo do Programa Nossa Bolsa para 2019 está chegando ao fim. Nesta sexta-feira (22), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulga o resultado homologado, após o julgamento dos recursos interpostos na última semana. A matrícula dos selecionados deve ser realizada na própria faculdade de segunda (25) a quarta-feira (27).

“Quem for selecionado para fazer matrícula deve ficar atento ao que é exigido pela instituição de ensino superior e, por isso, sugerimos contatá-la antes de se dirigir à matrícula. A documentação entregue previamente ficará com a Fapes e não será usada para efetivar a matrícula junto à faculdade”, alertou a chefe do Núcleo de Programas Especiais (Nupes) da Fapes, Roberta Cordeiro Fassarella.

Os candidatos listados como suplentes poderão ser convocados a partir do dia 28, quinta-feira, conforme o surgimento de vagas não preenchidas no primeiro momento.

O Programa Nossa Bolsa é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio da Fapes, autarquia do órgão. Para 2019, foram abertas um total de 1.686 vagas em faculdades particulares localizadas no Espírito Santo, sendo mais de 1.500 bolsas integrais em cursos presenciais.

Programa Nossa Bolsa

Um dos objetivos do Nossa Bolsa é chegar a quem mais precisa e, por isso, as vagas para 2019 são ofertadas em faculdades particulares de 16 municípios espalhados por todo o Estado.

Os recursos financeiros para a execução do edital aberto em dezembro são de R$ 58 milhões, a serem utilizados no período de até cinco anos – duração estimada dos cursos, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).

Para 2019, o orçamento do programa ficou previsto em R$ 26,1 milhões, sendo R$ 25,5 milhões para cursos de graduação. O restante dos recursos será destinado, por meio de editais específicos, para bolsas de mestrado e de iniciação científica.

Números do Nossa Bolsa

- 1.686 vagas ofertadas em 2019
- 34 instituições de ensino superior participam do Nossa Bolsa 2019
- 846 formandos em 2018, sendo 136 no primeiro semestre e 710 no segundo
- Até 20% das bolsas (342 vagas para 2019) destinadas preferencialmente a estudantes afrodescendentes
- Até 20% das bolsas (342 vagas para 2019) destinadas preferencialmente aos residentes de áreas beneficiadas pelo Programa Ocupação Social em áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por altos índices de violência, especialmente contra os jovens.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes