20/03/2019 09h45 - Atualizado em 20/03/2019 10h28

Aula inaugural para os mais de mil aprovados no Nossa Bolsa 2019 acontece segunda-feira (25)

Foto: Divulgação/Secti

Secti e Fapes convidam os selecionados de acordo com o resultado divulgado em fevereiro

Os mais de mil aprovados no processo seletivo do Nossa Bolsa 2019 são convidados a participar da aula inaugural do programa com a presença do governador Renato Casagrande. O evento será realizado na próxima segunda-feira (25), às 9h30, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O Programa Nossa Bolsa é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O resultado final do último processo seletivo foi divulgado em 22 de fevereiro.

A secretária da Secti, Cristina Engel, comentou sobre a importância do programa para ampliar o acesso da população ao ensino superior. “O mais importante é destacar que o Programa Nossa Bolsa é uma iniciativa de governo para, principalmente, permitir que todos os cidadãos capixabas tenham as mesmas oportunidades. O Nossa Bolsa é isso. É a busca pela equidade social através de um incentivo à formação”, disse a secretária.

Cristina Engel ainda ressaltou a ampliação do programa para a atividade científica no Espírito Santo. “Além da formação no ensino superior, o programa está sendo aprimorado para oportuniza, ainda, a iniciação do jovem na atividade científica através das bolsas de Iniciação Científica e a continuidade dos estudos da formação superior para aqueles que gostariam de ingressar na carreira de professor e pesquisador, através de bolsas de mestrado”, falou.

A secretária explicou que a contrapartida ao investimento que o Estado faz é a exigência de bom rendimento dos bolsistas no curso escolhido. “Por considerarmos o Nossa Bolsa um dos programas de maior importância no âmbito do Ensino Superior, e como uma demonstração da confiança que depositamos nesses mais de mil novos integrantes no Programa, queremos receber os novos bolsistas em uma manhã de festa e alegria com a presença do governador”, comemorou.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, lembrou da importância do fortalecimento de iniciativas como essa para a gestão de Renato Casagrande.

“Desde quando estava formando a equipe, nosso governador já deixava clara a importância que daria para fortalecer iniciativas como o Nossa Bolsa. Nós, da Fapes, estaremos junto com os bolsistas nesse momento de comemoração e motivação para confirmar os investimentos e a ampliação do programa, mostrando também as modalidades mais recentes de bolsas, como a de mestrado”, declarou.

Por meio do Nossa Bolsa 2019, o Governo do Espírito Santo ofertou bolsas de graduação em 34 instituições privadas de ensino superior. Um dos objetivos é chegar a quem mais precisa e, por isso, as vagas foram distribuídas em 16 municípios espalhados por todo o Estado.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes