Um dos mais tradicionais eventos de cultura popular do Estado vai iluminar a vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, neste fim de semana. A Festa de São Benedito e São Sebastião reúne diversos grupos folclóricos nos dias 18, 19 e 20 de janeiro. A programação conta com a exposição de fotografias e ilustrações Mestres da Africanidade Transatlântica, resultado do projeto denominado “Africanidades Transatlânticas: Cultura, história e memórias afro-brasileiras a partir do Espírito Santo”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) por meio da Resolução nº 210 de julho de 2018.
O Termo de Cooperação foi celebrado com a Secretaria de Estado da Cultura para destinar ao projeto quase R$ 192 mil em recursos provenientes do Tesouro Estadual durante a realização da exposição, que segue até dezembro de 2019.
O projeto é conduzido sob a coordenação do antropólogo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Osvaldo Martins de Oliveira, com a participação de diversos outros professores, pesquisadores e bolsistas de iniciação científica. A exposição de fotografias e ilustrações será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benônio Falcão de Gouvêa.
Segundo o professor Osvaldo, a pesquisa abrange as áreas de Antropologia e História sobre as particularidades dos povos africanos e seus descendentes no Estado, especificamente de grupos quilombolas, bandas de Congo, grupos de Jongo e Ticumbi. “Os desenhos e fotografias apresentados têm por objetivo dar visibilidade aos mestres dessas culturas tradicionais e combater os preconceitos arraigados na sociedade brasileira contra os praticantes dessas culturas”, destaca.
Embora retrate principalmente os mestres, a intenção é valorizar, por meio da imagem, todos os integrantes dos grupos que eles representam.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao1@fapes.es.gov.br