18/01/2019 17h00 - Atualizado em 18/01/2019 23h00

Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas, recebe mostra apoiada pela Fapes

Foto: Divulgação/Prefeitura de Conceição da Barra
Auto dos Reis de Boi em Itaúnas, uma das manifestações tradicionais retratadas na exposição.

Um dos mais tradicionais eventos de cultura popular do Estado vai iluminar a vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, neste fim de semana. A Festa de São Benedito e São Sebastião reúne diversos grupos folclóricos nos dias 18, 19 e 20 de janeiro. A programação conta com a exposição de fotografias e ilustrações Mestres da Africanidade Transatlântica, resultado do projeto denominado “Africanidades Transatlânticas: Cultura, história e memórias afro-brasileiras a partir do Espírito Santo”, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) por meio da Resolução nº 210 de julho de 2018.

O Termo de Cooperação foi celebrado com a Secretaria de Estado da Cultura para destinar ao projeto quase R$ 192 mil em recursos provenientes do Tesouro Estadual durante a realização da exposição, que segue até dezembro de 2019.

O projeto é conduzido sob a coordenação do antropólogo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Osvaldo Martins de Oliveira, com a participação de diversos outros professores, pesquisadores e bolsistas de iniciação científica. A exposição de fotografias e ilustrações será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benônio Falcão de Gouvêa.

Segundo o professor Osvaldo, a pesquisa abrange as áreas de Antropologia e História sobre as particularidades dos povos africanos e seus descendentes no Estado, especificamente de grupos quilombolas, bandas de Congo, grupos de Jongo e Ticumbi. “Os desenhos e fotografias apresentados têm por objetivo dar visibilidade aos mestres dessas culturas tradicionais e combater os preconceitos arraigados na sociedade brasileira contra os praticantes dessas culturas”, destaca.

Embora retrate principalmente os mestres, a intenção é valorizar, por meio da imagem, todos os integrantes dos grupos que eles representam.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867
comunicacao1@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard