31/01/2013 08h45 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Ministro das Comunicaçōes manifesta apoio à expansão de Internet para o interior do ES

O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em função das ações que estão em desenvolvimento no Estado do Espírito Santo, propôs a realização uma de reunião em Brasília, entre a equipe técnica do ministério, a Telebrás, a RNP e os gestores do Governo do Espírito Santo que atuam no Programa ES Digital.

O governador Renato Casagrande destacou a importância de proporcionar acesso aos serviços online a toda população e destacou os benefícios que o acesso à Internet pode gerar. "É um meio de garantir mais informação, acesso a informações e permitir que o produtor rural, por exemplo, programe melhor suas atividades", declarou o governador.

O ministro Paulo Bernardo adiantou que há interesse da União em ampliar a rede capaz de garantir acesso à Internet a comunidades carentes e a municípios fora do eixo das regiões metropolitanas e, considerando que o Programa ES Digital é desenvolvido em parceria com a Telebrás com base nas premissas do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), o ministro determinou à assessoria direta dele que o presidente da Telebrás participe da agenda. "O Espírito Santo tem um trabalho já bastante consolidado com a Telebrás no que se refere à extensão da infraestrutura de comunicação e temos interesse em ampliar a parceria", afirmou o ministro.

O encontro com o governador Renato Casagrande foi realizado no final da tarde dessa quarta-feira (30), no Palácio Anchieta, reuniu também o vice governador Givaldo vieira, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) Jadir Péla, o secretário de Gestão e Recursos Humanos Álcio Araújo, o secretário da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana José Eduardo Azevedo, o superintendente de Comunicação Ronaldo Carneiro, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes) Anilton Salles Garcia e gerente do Programa ES Digital e a Diretora Técnica do Prodest Sylvia Abaurre.

O ES Digital é uma ação do Governo do Estado do Espírito Santo, desenvolvido através de uma cooperação entre a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (PRODEST).

A decisão do ministro alavanca a agenda de trabalho do Governo do Espírito Santo com o ministério visando à implantação de uma rede de suporte ao Programa ES Digital, que tem o objetivo de trabalhar a interiorização do desenvolvimento, por meio do acesso à Internet banda larga.

Os primeiros municípios contemplados devem ser os inseridos no Estado Presente, programa do Governo que leva às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência.

O ES Digital pretende, com a rede implantada, atender às necessidades da população, que poderá estudar e fazer pesquisas online. Um produtor rural, com acesso à Internet em sua propriedade, poderá consultar o site do Incaper e obter informações necessárias para saber lidar melhor com a produção, por exemplo.

Os dutos para instalação de fibra óptica e a parte operacional do Programa ES Digital são coordenadas pelo Prodest, enquanto a gestão deste Programa está a cargo da FAPES.

O diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, destaca que, além da interiorização da comunicação, por meio da Internet, o Programa ES Digital irá incrementar a interligação dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além de permitir o desenvolvimento de programas de telemedicina, telesaúde, videoconferência nas escolas, entre outros.

“Essa ação é fruto de esforços em conjunto do Governo do Estado com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa que tem como meta chegar com acesso mínimo de 100 Mbps em todas as unidades do IFES, UFES e unidades de pesquisa do INCAPER e, da Telebras integrando o Espírito Santo no PNBL, que visa criar oportunidades, acelerar o desenvolvimento econômico e social e promover a inclusão digital. Além disso as ações estão sendo coordenadas com a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações através, principalmente, dos programas Cidades Digitais e Telecentros Comunitários, O resultado dessa infraestrutura será um Estado mais conectado e com mais condições tecnológicas para seus cidadãos”, reforça Anilton Salles. Ainda segundo o Diretor da FAPES até o primeiro trimestre de 2014 é esperado que essa infraestrutura já esteja disponível nos municípios de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha.

Ações

O Governo do Estado tem investido na infraestrutura de comunicação multimídia, no aumento da eficiência da gestão pública, buscando a permissão de acesso pleno em todos os níveis da sociedade e a expansão dos serviços disponibilizados à população. A implantação da rede Metro ES, da rede MetroGVix e a criação do Programa ES Digital são exemplos da atuação do Governo neste setor, tanto que o Espírito Santo é um dos primeiros estados a firmar e executar parceria com a Telebras.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Tel.: (27) 3636-1853 – 9900-3774 comunicacao@fapes.es.gov.br www.fapes.es.gov.br