18/11/2014 15h53 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

Micro empresas celebram o resultado final do Edital Tecnova-ES

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) reuniu 36 micro empresas e empresa de pequeno porte capixabas selecionadas por meio do Tecnova-ES para celebrar o resultado final do edital.

Participaram da solenidade o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, o subsecretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho Lucio Fernando Spelta, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Alberto Faria Gavine e o chefe do departamento de operações descentralizadas reembolsáveis da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, Rodrigo Coelho.

Para o diretor Presidente da Fapes, Prof. Dr. Anilton Salles Garcia,“o edital Tecnova- ES teve um investimento jamais visto dentro da inovação e o mesmo acontece nos números de empresas que vão contar com o apoio, por meio de subvenção econômica, do Governo do ES. Esse grande investimento, que contou com a parceria junto a Finep, aconteceu devido a sensibilização e apoio do governador Renato Casagrande, que entendeu a importância do programa e acreditou junto com a Fapes e a Sectti no sucesso do edital”. Ainda segundo Anilton, esse edital vem como divisor de águas para a inovação dentro das microempresas e empresas de pequeno porte capixaba. Com esse sucesso, de 40 empresas que serão contratadas, abre precedentes para ser criados mais editais como o Tecnova.

O subsecretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho Lucio Fernando Spelta falou sobre criar bases para o desenvolvimento de futuros inovadores. “Preciso destacar a Semana de Ciência e Tecnologia que aconteceu semana passada, realizado pela Sectti, onde mais de 100 trabalhos de alunos da rede pública de todo o Estado foram apresentados e concorreram a prêmios. Os projetos desses alunos são construídos e desenvolvidos por eles durante um ano, despertando o interesse em ciência e tecnologia e criando base para que em alguns anos esses jovens capixabas possam criar soluções inovadoras para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.”

O presidente do Conselho Temático de Política Industrial e Inovação Tecnológica (Conptec), Franco Machado, destacou: “A importância desse investimento nas microempresas e empresas de pequeno porte capixaba é primordial, já que nenhuma empresa sobrevive no mercado sem a inovação. Agora, o desafio de todas as propostas selecionadas é ficar atento para pensar no próximo passo e conseguir colocar o produto desenvolvido no mercado, porque sabemos que a inovação acontece quando o produto se transforma em riqueza”. Também destacou a Fapes como um exemplo entre as instituições do estado por sua transparência e forma de trabalho.

Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

O Edital Tecnova surgiu para estimular o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e estaduais e que tenham relação com a política pública de inovação capixaba.

Mario Segalla Venturine Rodrigues, proprietário da empresa Atitudes Soluções de Baixo Guandu, selecionada para o Edital Tecnova-ES, destaca a importância desse apoio. “É uma vitória para a empresa e para a cidade conseguir esse apoio, temos orgulho de falar que somos a única empresa do noroeste do Estado a conseguir a seleção, que resulta na descentralização da inovação, dando destaque para o norte do ES. Esse fomento é primordial para o serviço que vamos desenvolver que é 100% inovador, nosso principal objetivo é chegar a um resultado que possamos aplicar ao mercado”.

Outra empresa que foi selecionada foi a Orienta Energias alternativas, seu proprietário José Jaques Coelho destaca a importância da Fapes “O apoio que a Fapes fomentou as microempresas e empresas de pequeno porte é maravilhoso, irá possibilitar o desenvolvimento de produtos ou melhorias de processo que antes não era possível. A população capixaba só tem a ganhar com esses investimentos , porque acaba que melhora o mercado e aumenta a competitividade”, destacou José.

O edital tem como objetivo melhorar a competitividade das microempresas e empresas de pequeno porte, sediadas no Espírito Santo, que desenvolvem projetos de inovação com algum risco tecnológico associado a oportunidades de mercado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna
Tel.: (27) 98849 – 8535 / 3636 – 1853
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard