19/06/2013 15h01 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Membros do CCAF tomam posse para dar continuidade ao trabalho desempenhado pela Fapes

Foi realizada nesta terça-feira (18), no auditório da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Científico Administrativo (CCAF) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), para o biênio 2013/2015.

Um dos objetivos do CCAF é propor ações que fortaleçam a atuação da Fapes no apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no Espírito Santo. Os conselheiros que assumiram o cargo têm a missão de dar continuidade ao trabalho que tem garantido bons frutos e alcançado resultados significativos até o momento.

O evento contou com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir José Péla, que fez a abertura. Ele ressaltou o trabalho efetuado pelo Governo e parabenizou a atuação da Fapes. “Nos últimos dois anos houve um aumento significativo de recursos financeiros para a área de ciência, tecnologia e inovação, e também foi duplicada a oferta de vagas no programa NossaBolsa, permitindo o ingresso de mais jovens no ensino superior. A Fapes também tem promovido, com muita competência, a aproximação entre o setor produtivo e acadêmico”.

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, recepcionou e deu posse aos novos conselheiros. “A atuação do Conselho é fundamental para o trabalho realizado pela Fundação. A destacada presença da Fapes no cenário estadual de C,T&I deve-se fundamentalmente à atuação firme, colaborativa e proativa dos conselheiros, por quem devem passar as decisões. A posse dos novos conselheiros representa, portanto, um momento importante para o Estado, uma vez que o aperfeiçoamento da atuação da Fapes depende, necessariamente, das deliberações e normatizações definidas pelo CCAF”, afirmou.

Integrantes do Conselho

Conforme a Lei Complementar 490, os novos conselheiros titulares e suplentes foram nomeados por meio do decreto governamental 1159, de 10 de junho de 2013, para um mandato de dois anos. O CCAF é composto pelo diretor presidente, Anilton Salles Garcia, pela diretora técnico-científica, Valéria Fagundes, e diretora administrativo-financeira, Maria Tereza Colnaghi Lima, membros natos e conta com mais 14 integrantes.

O setor produtivo é representado por Iomar Cunha dos Santos (titular), Elias Cucco Dias (suplente), Murilo Antonio Pedroni (titular), Luiz Alberto Camargo (suplente), Sandro Marcolano Perovano (titular) e Nurse Antônia de Freitas Vieira (suplente). A comunidade técnico-científica é representada por Valdemar Lacerda Junior (titular), Rodrigo Ribeiro Rodrigues (suplente), Renato Tannure Rotta de Almeida (titular), José Roberto de Oliveira (suplente), Marcos Oliveira Athayde (titular) e pela suplente Adelaide de Fátima Santana da Costa. Os representantes do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes) são Eliene dos Santos Lima como titular e Savio Bertochi como suplente.

Novas perspectivas

O conselheiro, Iomar Cunha dos Santos da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), reconduzido para mais um mandato ressalta o valor do trabalho realizado pelo CCAF e quais são as perspectivas para o próximo mandato.

“Além do caráter de validação e legitimação das ações da Fapes, acredito que o Conselho vem experimentando uma forte agregação de valor nos conteúdos discutidos, considerando a experiência e a diversidade de pensamentos e setores dos profissionais envolvidos. Neste contexto, a representação do setor industrial tem voz nas decisões e pode maximizar para o setor produtivo os benefícios validados por todos. Queremos ajudar a Fundação a crescer e identificar mais formas de envolver o setor produtivo nos instrumentos que apoiam a competitividade das empresas industriais”, pontua.

De acordo com o novo conselheiro titular Valdemar Lacerda Junior, representante da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o propósito é dar continuidade ao trabalho que já vêm sendo realizado pela Fapes. “O papel da Fundação é de extrema importância, atuando na concessão de bolsas e no suporte de recursos aos pesquisadores. A partir desse propósito, garante desenvolvimento para o Estado com a promoção de ações em ciências, tecnologia e informação. Quanto à tarefa dos conselheiros, é cuidar das questões técnico-administrativas, buscando manter a regularidade e a produtividade”, conclui.

Assessoria de Comunicação – FAPES
Mariana de Araujo Santanna