22/03/2013 15h52 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Mais de 200 bolsas de pós-graduação estão sendo concedidas pela Fapes

Mais de 200 bolsas de mestrado e doutorado estão sendo concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, com investimentos superiores a R$ 12 milhões. A contratação das bolsas teve início em janeiro deste ano e atenderá aos Programas de pós-graduação do Estado, em todas as áreas de conhecimento.

Serão 162 bolsas de mestrado contratadas com 24 meses, no valor mensal de R$ 1.350,00, totalizando um investimento de R$ 6.480.000,00, atendendo a 45 programas de Pós-graduação.

Nos 16 cursos de doutorado serão investidos R$ 4.800.000,00 para contratação de 50 bolsas, pagas em até 48 parcelas, no valor mensal de R$ 2.000,00. Aos bolsistas de doutorado da Fapes será concedida também uma Taxa de Bancada no valor mensal de R$ 400,00, com investimento total de R$ 960.000,00, cujo benefício é destinado ao financiamento de despesas relacionadas às atividades da programação acadêmica, de pesquisa e dos projetos dos bolsistas de doutorado.

Novo cronograma de editais de bolsas de Mestrado e Doutorado

Em 2012, em atendimento à uma demanda antiga dos coordenadores de programas de pós-graduação e dos próprios bolsistas, para a contratação de bolsas pelo período máximo de curso (24 ou 48 meses), a Fapes organizou um cronograma de lançamento de editais no início do segundo semestre, com divulgação do resultado ainda em 2012, para contratação das bolsas em março de 2013.

A estratégia será de replicar esse modelo nos anos subsequentes. Porém, para o êxito dessa estratégia será necessária a adequação dos cronogramas dos processos seletivos de cada curso de pós-graduação, para que os bolsistas a serem indicados tenham sido selecionados em janeiro de cada ano.

A diretora Técnico-científica, Valéria Fagundes, ressalta que "essa nova programação é um avanço para o Estado e para os cursos de pós-graduação, em especial aos bolsistas da Fapes que, comparativamente aos bolsistas de CNPq e CAPES, não conseguiam obter 24 ou 48 parcelas de bolsa da Fapes. Nesse ano, em particular, houve um ajuste feito pelos programas. Nosso sucesso dependerá dessa parceria nos próximos anos. Nosso esforço tem sido grande no sentido de melhorar a competitividade das bolsas da Fapes junto aos órgãos de fomento federais. Temos a taxa de bancada para o bolsista de doutorado, como o CNPq; os valores de bolsas são equivalentes à CAPES e CNPq; e há possiblidade de aquisição de vínculo empregatício ao bolsista Fapes para desenvolvimento de atividades vinculadas ao curso ou ao projeto, como o CNPq e CAPES", explicou.

Novo edital ainda em 2013

Há previsão de lançamento de novos editais de bolsas de Mestrado e Doutorado ainda no primeiro semestre de 2013, para contratação no segundo semestre deste ano. Esses editais preveem a contratação de mais 180 bolsas, perfazendo um total de 392 bolsas contratadas em 2013.
Essas ações têm como objetivo ampliar a mão de obra qualificada no Estado e vem ao encontro de uma das metas prioritárias do Plano Estratégico do Governo, que visa apoiar a formação de mestres e doutores no Espírito Santo, representando um aumento de 70% das bolsas concedidas em relação ao ano anterior.

Edital de bolsas para 2014

Para a contratação de bolsas em 2014 os coordenadores dos Programas de Pós Graduação do Estado, responsáveis pela inscrição e seleção dos bolsistas, devem ficar atentos aos lançamentos dos Editais para assim organizar os cronogramas de acordo com prazos da Fapes. A exemplo do ano de 2012, o mesmo tipo de organização e cronograma vai ser aplicado no segundo semestre de 2013, ou seja, os processos seletivos dos Programas de Pós-graduação devem já possuir a lista de bolsistas para serem contratados em março de 2014, a serem indicados em janeiro do referido ano.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

Mariana de Araujo Santanna