A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) divulgou nesta quinta-feira (04) a lista definitiva com o nome dos aprovados no Programa Nossa Bolsa. A Sect utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de aprovação no Programa e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do Ministério da Educação que organiza o Enem, informa à Secretaria a pontuação de cada candidato.
A partir do contato de alguns estudantes com a informação de que seus nomes não constavam na primeira lista de aprovados divulgada pela Sect na segunda-feira (01), uma auditoria técnica constatou um erro na geração do arquivo enviado pela Secretaria ao INEP com o nome dos alunos aptos a disputar uma vaga no Nossa Bolsa. Por essa relação estar incompleta, muitos estudantes inscritos não tiveram suas notas calculadas. Essa auditoria técnica contou com o acompanhamento da Comissão Executiva do Programa Nossa Bolsa, formada por representantes do Governo e da sociedade.
Com a correção da lista, 383 alunos foram incluídos entre os contemplados pelo programa. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, tudo foi feito dentro do prazo regimental do Programa. Com isto, muitos dos estudantes que estavam como aprovados na primeira lista divulgada entrarão na relação dos suplentes. A chamada para os suplentes será feita a partir da sexta-feira, 12, de acordo com os critérios publicados no edital. “Detectamos um erro e reconhecemos nossa falha. Mas é fundamental que o mérito prevaleça e que seja beneficiado o estudante que de fato tem direito à bolsa”, afirmou.
A Sect informa que vai convocar todas as faculdades parceiras do Programa NossaBolsa para garantir a manutenção dos critérios e confirmar a presença em sala de aula dos estudantes classificados. A partir desta publicação os estudantes classificados terão 5 dias úteis para comprovarem as informações prestadas no ato da inscrição. Ou seja, até quinta-feira (11) os aprovados deverão apresentar os documentos de renda familiar e histórico escolar de escola pública no Espírito Santo.