27/07/2012 11h14 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Investimentos em inovação são destaque na Mecshow

Investimentos em ações que promovem a pesquisa, desenvolvimento e inovação, estiveram em pauta na Conferência de Abertura da 5ª Feira da Metalmecânica, Energia e Automação - MecShow. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) tem lançado editais que fomentam pesquisas em todas as áreas do conhecimento e permitem a formação de recursos humanos qualificados, o desenvolvimento de tecnologia e o fortalecimento de empresas capixabas de inovação.

A diretora técnica-científica da Fapes, Valéria Fagundes, participou da Conferência de Abertura da MecShow, cujo tema era Inovar para Crescer: Experiências de Sucesso. Ela destacou editais lançados pela Fundação que são destinados à inovação nas empresas.

“Nós temos um aporte significativo neste setor, em que visamos parceria com as micro, pequenas e médias empresas sediadas no Estado para o desenvolvimento de projetos de inovação. Esse incentivo permite aumentar a competitividade dessas empresas e fornece subsídios para o desenvolvimento de uma cultura de conhecimento no Espírito Santo”.

Valéria expôs também como os recursos destinados à educação estão associados à inovação e contribuem para o fortalecimento do Espírito Santo. “Há grande escassez no Brasil de mão-de-obra qualificada. Os editais da Fapes permitem o aprimoramento desde o aluno do Ensino Fundamental até o pós-doutor. Somente este ano foram 1.234 bolsas de graduação, 200 bolsas de mestrado, 35 de doutorado, e vemos que os nossos bolsistas estão se qualificando, e contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias”.

A diretora ainda apresentou alguns projetos executados com o apoio da Fapes, que foram inovadores no mercado mundial, ganhando reconhecimento em revistas, congressos e premiações. Um deles é a “Visão Artificial”, software desenvolvido com o apoio da Fundação que permite a medição precisa de dimensões e volumes a partir de vídeos e fotos digitais, além de localizar qualquer ponto em um espaço a partir de duas fotos digitais.

Para o coordenador do projeto, Franco Machado, “sem a Fapes não teríamos conseguido desenvolver a tecnologia de Visão Artificial, pois os custos são altos, e assim o projeto teria ficado restrito aos laboratórios da universidade”.

O Subsecretário Secretaria Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Albeto Farias Gavini Filho, coordenou o painel “Inovar para Crescer”, ressalta a importância da conferência da Indústria Naval, petróleo e Gás do Espírito Santo na questão da inovação voltada para o mercado produtivo adaptada no Brasil e no Espírito Santo, e destaca a inovação da gestão da Sectti.

“A atual gestão estadual é inovadora. É a única no país que agrega Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Trabalho, alinhando o conhecimento, a formação profissional e o encaminhamento para o mercado de trabalho em uma única secretaria. O MecShow contribui para o aquecimento da economia brasileira. A feira permite novas parcerias, fornecimento de produtos e serviços que ajudam o desenvolvimento tecnológico do Estado, entre empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Materiais Elétricos do Estado do Espírito Santo (Sindifer)”.

Também participaram da Conferência a diretora da Instituição Innovation Norway, Hellen Moen e também Anchit Sood , diretor da International Enterprise Singapore/IES). Todos relataram as experiências com o setor de pesquisa e desenvolvimento em seus respectivos países e explicaram como esses investimentos promovem a cultura de inovação.

Para conhecer as formas de apoio à Fapes, acesso o site da Fundação: www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Fapes
3636 1853 - 9900 3774