24/09/2012 12h16 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

Investimentos em Inovação e bolsas para Servidores

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito (Fapes) conta com dez novos editais abertos, lançados no início deste mês. Entre eles, destacam-se os editais de Inovação e os investimentos destinados a bolsas de Mestrado e Doutorado para os servidores.

A Bolsa Servidor Mestrado seleciona, através de edital de fluxo contínuo, dez bolsas com duração de até 24 meses, ao servidor público estadual que desenvolva regularmente atividade de ensino ou pesquisa em sua instituição de vinculação.

Já o edital Bolsa Servidor Doutorado, também de fluxo contínuo, é destinado a servidor público estadual titular de cargo efetivo que desenvolva regularmente atividade de ensino ou pesquisa em sua instituição de vinculação. Este edital oferece R$1.152.000,00 para contratação de dez bolsas de doutorado e 10 taxas de bancadas, por até 48 meses.

Uma novidade é que, a partir destes editais, profissionais da área da Educação no Espírito Santo, como professores da rede pública estadual, que antes não eram contemplados pelo edital, agora poderão concorrer à bolsa, que visa apoiar a formação e qualificação de recursos humanos do serviço público, de modo a impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

Edital inovação Social

A Fapes também está destinando recursos significativos à inovação. O edital de Inovação Social irá selecionar propostas de projetos que promovam transformação social positiva, atendendo às necessidades sociais capixabas. As submissões dos trabalhos deverão ser feitas até o dia 26 de novembro por pesquisador vinculado à instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação, pública ou privada, localizada no Estado do Espírito Santo. Os recursos disponíveis para este edital são de até R$ 1.000.000,00.

O valor solicitado por cada proposta deverá ser de até R$ 50.000,00, sendo que o prazo de execução será de até 24 meses.

Já o edital de Inovação Tecnológica destina R$ 3.000.000,00 para realização de projetos de inovação, prioritariamente nas seguintes áreas: Agronegócio, Biotecnologia, Energias Renováveis, Meio Ambiente, Negócios Ambientais, Petróleo e Gás, Rochas Ornamentais, Saúde Pública, Segurança Pública e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Os projetos deverão ser realizados por pesquisador vinculado à instituição de ensino, pesquisa, desenvolvimento ou inovação, pública ou privada, localizada no Espírito Santo, em parceria com micro ou pequena empresa sediada no Estado, visando aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas. Os interessados têm até o dia 19 de novembro para enviar sua proposta.

Manutenção de Equipamentos
Tendo em vista os altos custos com a manutenção de equipamentos, a Fapes lançou um edital que disponibiliza R$ 500.000,00 para o custeio de despesas com serviços de terceiros de pessoa jurídica e material de consumo, para reparo ou manutenção de equipamentos que estejam fora do período de garantia, de uso compartilhado por laboratórios de pesquisa, e que sejam imprescindíveis ao desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo.

As propostas deverão ser submetidas à Fapes até o dia 09 de novembro, e valor máximo de cada proposta deverá ser de R$50.000,00.

Estes e os outros editais lançados pela Fapes, estão disponíveis na íntegra no site da Fundação: www.fapes.es.gov.br

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
3636 1853 - 9900 3774