21/10/2020 16h50 - Atualizado em 22/10/2020 11h09

Bolsistas de doutorado concorrem a auxílio para intercâmbio na Alemanha por até seis meses

Candidato precisa receber benefício da Fapes ou da Capes para participar do programa lançado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Estudantes de cursos de doutorado que recebem bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) ou da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) podem se inscrever no programa que promove intercâmbios de pesquisa na Alemanha.

A chamada pública foi lançada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e está aberta até o dia 15 de novembro para pesquisas a serem feitas entre 1º de maio de 2021 e 31 de janeiro de 2022.

O tempo de pesquisa na Alemanha será de dois a seis meses. A duração do benefício será decidida pelo comitê de seleção e depende do projeto em questão e da agenda de trabalho do proponente.

Benefícios

Além de poder manter o auxílio recebido no Brasil, quem for selecionado contará com um auxílio mensal do DAAD de € 650 (euros), além do valor para passagem aérea de € 1.575, depositado na Alemanha, junto com a primeira mensalidade do auxílio e seguro-saúde.

Inscrições

Para submeter a proposta, é necessário se registrar no portal do DAAD. O candidato deve escolher o programa 57378178 Co-financed ShortTerm Research Grant Brazil, 2020 e fazer o carregamento dos documentos indicados no edital. Após realizar a inscrição pelo site, é necessário enviar a versão impressa do formulário on-line e a carta de recomendação do orientador brasileiro, exigida pelo edital, por correio, ao Escritório Regional do DAAD no Rio de Janeiro.

Requisitos

Para participar do programa de auxílio para doutorandos, é necessário:

— Receber bolsa de doutorado da Capes ou de uma fundação estadual de amparo à pesquisa participante do programa, como a Fapes, em modalidade que permita o afastamento para estudos no exterior, por até seis meses, sem interrupção de financiamento;
— Estar matriculado regularmente no curso de doutorado em uma universidade brasileira;
— Ter carta de recomendação do orientador brasileiro;
— Ter o aceite do orientador da instituição alemã.


Serviço:
CO-FINANCED SHORT-TERM RESEARCH GRANT BRAZIL, 2020 (Programa de auxílio para doutorandos com bolsa nacional)
Inscrições até o dia 15 de novembro (última chamada)
Submissão das propostas pelo https://portal.daad.de
Chamada pública em português

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Mike Figueiredo /Jair Oliveira
(27) 3636-1867 / (27) 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard