10/06/2015 08h55 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

Inscrição para Programa de Iniciação Científica Jr. até sexta (12)

Esta é a última semana para fazer a inscrição de projetos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr), que concede bolsas para que alunos e professores de escolas das redes públicas municipal, estadual e federal participem de pesquisas coordenadas por profissionais de instituições de ensino superior do Estado. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (12) por meio do site www.fapes.es.gov.br

O programa é realizado pelo Governo do Espírito Santo para incentivar a produção e o aprendizado das ciências por estudantes dos níveis fundamental e médio. Antes de submeter a inscrição, o proponente, que deve estar vinculado a alguma faculdade, precisa se cadastrar no Sistema de Informação e Gestão de Projetos de Pesquisa (SigFapes), disponível em www.sigfapes.es.gov.br. A data prevista para divulgação dos resultados é 14 de agosto, para a primeira chamada.

Podem participar alunos e professores da rede pública estadual de ensino fundamental e médio, sob coordenação e monitoria de professores, pesquisadores e acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (faculdades e universidades) sediadas no Espírito Santo. Todos os participantes selecionados receberão bolsas que variam de R$ 100 a R$ 500 mensais, por até 24 meses de execução dos projetos.

Iniciação Científica Júnior

O PICJr pretende transformar a visão e a expectativa de futuro do jovem estudante capixaba, reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos participantes do programa, promovendo a popularização da ciência e, consequentemente, aumentando o número de estudantes provenientes do ensino público no ensino superior.

O Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PICJr) tem a finalidade de apoiar, prioritariamente, projetos desenvolvidos em escolas situadas em áreas de vulnerabilidade social. Serão selecionados projetos em todas as áreas do conhecimento que busquem despertar vocações científicas e tecnológicas, além de incentivar talentos potenciais.

O programa é desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), sob coordenação Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia do Município da Serra (Facitec).

Informações à Imprensa:
(Secti/Fapes)
Lucyano Ribeiro
(27) 3636-1807
lucyano@sectti.es.gov.br
Mike Figueiredo
(27) 3636-1822
comunicacao@sectti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard