19/05/2011 08h14 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Inovação: pesquisador constrói ventilador respiratório portátil com apoio da Fapes

Um aparelho inédito está sendo desenvolvido no Espírito Santo. Coordenado pelo professor doutor Danilo Nagib Salomão Paulo, o estudo visa à construção de um ventilador respiratório transportável. O protótipo já está em fase de teste.

Os ventiladores respiratórios são frequentemente utilizados em centros cirúrgicos, provendo oxigênio ao paciente. Apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), o sistema portátil de ventilação tem utilidade na locomoção de um doente com problemas respiratórios graves, auxiliando no trajeto de resgate a um hospital.

Na etapa atual da pesquisa está sendo verificada a real atividade do produto através de uma simulação com um pulmão de teste e um medidor de eficácia, o Ventmeter. Espera-se que o equipamento possa atender, de maneira satisfatória, à necessidade de todas as faixas etárias, além de pacientes em situações de risco, como os obesos. A equipe já trabalha também no aperfeiçoamento da autonomia de tempo de uso do produto. Com a conclusão desta fase, o produto será testado em animais experimentais e em humanos.

No processo de elaboração, a equipe teve por objetivo construir um ventilador forte, de baixo custo e fácil manejo. O equipamento, construído em alumínio, conta com um dispositivo que o deixa mais resistente às quedas, pesa somente dois quilos e não depende de baterias: o seu sistema funciona a partir do oxigênio, o que o torna também parceiro do ecossistema, por não poluir o ambiente.

O projeto de elaboração do ventilador de transporte ganhou o prêmio Santander em novembro de 2010, e foi apresentado no Congresso Cirurgia 2011, em Juiz de Fora (MG), onde diversas empresas demonstraram interesse na comercialização do produto.

Para Danilo Nagib, “o apoio da Fapes viabiliza a pesquisa, pois permite a aquisição do material necessário para construção do produto”. Ele ainda destaca a importância da comercialização do ventilador. “Este é um aparelho planejado para salvar muitas vidas.Tendo um deste nessas ambulâncias que prestam socorro em via pública, contribuirá no resgate de um acidentado, por exemplo”,conclui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da FAPES
Ana Luiza Freitas
Tel.: 27 3322-4958 27 9900-3774
comunicacao@fapes.es.gov.br
www.fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard