04/05/2015 12h45 - Atualizado em 10/08/2015 15h34

Iniciação Científica Júnior: reuniões na Região Serrana e no Sul

A equipe formada por técnicos da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectti), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Secretaria da Educação (Sedu), que atua para divulgar e tirar dúvidas de como participar do Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PICJr), estará em Afonso Claudio, nesta terça-feira (05), às 14 horas, e em Guaçuí e Cachoeiro de Itapemirim, nesta quarta-feira (06), às 09 horas e às 13h30, respectivamente.

O Programa concede bolsas de pesquisa para alunos e professores da rede pública de ensino fundamental e médio. As inscrições vão até 12 de junho e os trabalhos científicos devem ser coordenados por pesquisadores de instituições de ensino superior. O PICJr é realizado pelo Governo do Espírito Santo para incentivar a produção e o aprendizado das ciências por estudantes dos níveis fundamental e médio.

O PICJr tem a finalidade de apoiar projetos desenvolvidos em escolas situadas em áreas de vulnerabilidade social. Serão selecionados projetos em todas as áreas do conhecimento que busquem despertar vocações científicas e tecnológicas, além de incentivar talentos potenciais.

A participação nos trabalhos científicos desde a educação básica pode transformar a visão e a expectativa de futuro do jovem estudante capixaba, reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos participantes do programa, promovendo a popularização da ciência e, consequentemente, aumentando o número de estudantes provenientes do ensino público no ensino superior.

O programa será desenvolvido por meio da Sectti, sob coordenação da Fapes, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia do Município da Serra (Facitec). Na semana passada, a Equipe Técnica visitou as Superintendências Regionais da SEDU de Barra de São Francisco, Linhares e Colatina, reunindo em média 60 Diretores, Pedagogos e Técnicos da SEDU, e representantes de Instituições de Ensino Superior.

Como funciona

Podem participar alunos e professores da rede pública estadual de ensino fundamental e médio, sob coordenação e monitoria de professores, pesquisadores e acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (faculdades e universidades) sediadas no Espírito Santo. Todos os participantes selecionados receberão bolsas que variam de R$ 100,00 a R$ 500,00 mensais, por até 24 meses de execução dos projetos.

Para se inscrever o proponente deverá se cadastrar no Sistema de Informação e Gestão de Projetos de Pesquisa (SigFapes), disponível em www.sigfapes.es.gov.br. e submeter sua proposta.

A data prevista para divulgação dos resultados é 14 de agosto, para a primeira chamada.

Assessoria de Comunicação da Sectti
Lucyano Ribeiro