O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), é uma das sete instituições do País aprovadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para receber apoio financeiro em evento científico, tecnológico e de inovação, conforme lista divulgada este mês com os nomes dos contemplados pelo Edital Nº 007/2009.
O evento inscrito pelo Incaper é o IV Simpósio do Papaya Brasileiro, que será realizado de 04 a 06 de novembro, em Vitória. O benefício busca apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de âmbito nacional ou internacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, no período de 1º de julho de 2009 a 30 de junho de 2010.
Os projetos aprovados receberão um total de R$ 20 milhões para executarem as atividades. A proposta do Incaper está enquadrada na faixa de eventos novos e/ou episódicos com histórico inferior a 10 anos.
Além do Incaper, as outras instituições aprovadas foram: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG); Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD); e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).
O CNPq é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no País.
O Simpósio
O IV Simpósio do Papaya Brasileiro é o mais importante evento técnico nacional sobre a cultura do mamão. Realizado a cada dois anos, é uma oportunidade de atualização das discussões sobre pesquisas, produção integrada, manejo, tratos culturais, exportação, irrigação, melhoramento genético, adubação, fitossanidade, biotecnologia e outros temas relacionados à fruta.
De acordo com o coordenador do Programa de Fruticultura do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, todas as edições do Simpósio vêm acontecendo no Estado, o que mostra a força da produção capixaba de mamão e o avanço das pesquisas do Instituto. “O Espírito Santo é o maior exportador do produto e o segundo em produção do País, graças a um importante trabalho de pesquisa e extensão desenvolvido pelo Incaper com a cultura”, destaca.
O Estado foi o primeiro do Brasil autorizado a exportar mamão para os Estados Unidos (EUA), e isso graças às pesquisas desenvolvidas pelo Incaper, as quais mostraram a utilização de determinados procedimentos de avaliação – “sistems aproach” – garantem a miniminzação de riscos de contaminação com pragas quarentenárias, ou seja, pragas que não existem em determinado país e que, caso sejam introduzidas por meio de produto importados, podem contaminar as áreas produtoras.
As pesquisas foram realizadas com o apoio da Associação Brasileira dos Exportadores de Papaya (Brapex), da Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (Fapes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Lorena Fraga
Email: lorenafraga@incaper.es.gov.br
Tel.: (27) 3137-9868 / 3137-9888 / 9850-2210