25/03/2011 12h25 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Governo trabalha pela inclusão digital das micro e pequenas empresas

O Governo do Espírito Santo atua para que os empresários de micro e pequenas empresas participem mais e melhor do novo ciclo econômico do Estado. Em reunião na Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), representantes da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) apresentaram suas ideias e ações conjuntas para que inovação e tecnologia sejam mais constantes no cotidiano das micro e pequenas empresas, sobretudo no interior capixaba.

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), e contou com a participação do secretário e subsecretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Péla e Alberto Gavini; do diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, do gerente de Inovação da Aderes, Wagner Baraldi, e do assessor técnico Carlos Alexandre. Baraldi expôs a intenção de conhecer a estrutura da Sect e Fapes para criar sintonia junto à Aderes em relação às ações que virão para beneficiar o setor produtivo.

O secretário Jadir Péla informou que o principal tema neste momento no setor de Ciência e Tecnologia é a Lei Estadual de Inovação. O assunto vem sendo debatido no Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec) e deve também ser motivo de reunião na Assembleia Legislativa nos próximos dias. “Estamos trabalhando para que até o meio do ano já tenhamos debatido com os empresários e com outros setores da sociedade os principais pontos da Lei de Inovação”, disse o secretário.

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, afirmou que a entidade está atuando no sentido de unir todos os agentes da Inovação no Estado. “Queremos que a Aderes seja participante deste esforço para criarmos uma sinergia entre Fapes, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo), Concitec (Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia) e os pequenos negócios com o objetivo de fomentar a inovação no Estado”. Salles citou o Prêmio Inova-ES, que será instituído neste ano, como um bom exemplo de ação conjunta e também falou sobre os telecentros para a inclusão de micro e pequenas empresas como uma estratégia viável neste setor.

Para o subsecretário Alberto Gavini é importante que as empresas conheçam os mecanismos disponíveis na Fapes para incentivo da inovação. Ele citou ações como o programa RHAE (Recursos Humanos para Áreas Estratégicas), que financia a atuação de mestres e doutores nas empresas para a melhoria de produtos e processos. Gavini sugeriu que a Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas (Femicro – ES) seja participante deste processo. “O site da Femicro é muito bom e pode ser utilizado como um canal de diálogo com o empreendedor”, afirmou.

De acordo com o gerente de inovação da Aderes, Wagner Baraldi, é interesse estratégico da Agência a promoção de melhor comunicação, principalmente nas comunidades menos assistidas do Estado. “Queremos que as pequenas vilas e os moradores das comunidades mais distantes também sejam beneficiados com a inclusão digital de pequenos produtores e empresários”, disse Wagner.

Ao encerrar a reunião, o secretário Jadir Péla fez algumas considerações sobre o Plano Nacional de Banda Larga e a dinâmica que o acesso à Internet pode incrementar nas cidades do Espírito Santo. O professor Anilton Salles Garcia complementou informando que pelo menos 15 comunidades, que hoje estão sem qualquer comunicação, participarão deste processo. “Isso será fantástico para o Estado, mas os prefeitos têm que se envolver neste assunto e debater a melhor forma de beneficiar a todos neste projeto”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Sect
Nides de Freitas