22/11/2012 08h01 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Governo investe R$ 2 milhões em pesquisas da biodiversidade

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) lançou o edital de Pesquisa Aplicada à Políticas Públicas Estaduais: Biodiversidade do Espírito Santo, no valor de R$ 2.000.000,00 para a contratação de projetos integrados de pesquisa, a serem desenvolvidos por equipes multidisciplinares e interinstitucionais, com objetivo de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade no Espírito Santo e de sua zona de influência.

A meta é a gestão integrada com diferentes setores da sociedade e dar subsídios para a tomada de decisão em conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade, capacidade preditiva de respostas às mudanças globais e, particularmente, às mudanças de uso e cobertura do solo.

O prazo de execução dos projetos é de 36 meses. De acordo com o edital, lançado na quarta-feira (21), as pesquisas deverão atender a, pelo menos, uma das cinco linhas temáticas: ampliação do conhecimento da biodiversidade; padrões e processos relacionados à biodiversidade; conservação da biodiversidade; monitoramento da biodiversidade e uso sustentável da biodiversidade.

A proposta de projeto integrado de pesquisa, com valor limitado a R$ 300.000,00 cada, deverá ser submetida por à Fapes por pesquisador doutor e possuir na equipe pelo menos mais de dois pesquisadores doutores de pelo menos uma instituição distinta executora. Serão considerados prioritários os projetos envolvendo pesquisas em unidades de conservação e seu entorno.

A diretora técnico-científica da Fapes, Valéria Fagundes, destaca que através deste edital pretende-se estimular a geração de novos dados da biodiversidade do Espírito Santo, a consolidação de dados pré-existentes, o preenchimento de lacunas de amostragem no Estado, apoiar a estruturação das coleções biológicas, aumentar a competência científica e tecnológica em estudos da biodiversidade no ES, bem como fortalecer a formação de recursos humanos e as parcerias interinstitucionais.

“Não é possível desvincular o crescimento econômico de suas consequências ao meio ambiente, sendo necessário conservar e recuperar os recursos naturais de forma sustentável. Para tanto, as tomadas de decisões e estratégias para conservação, manejo e recuperação da biodiversidade necessitam de fundamentação científica, abrangente e multidisciplinar”, explica.

O edital atende, ainda, ao Plano Estratégico 2011-2014 do Governo do Espírito Santo, que prevê a necessidade de produção de conhecimento necessário ao desenvolvimento ambientalmente responsável, por meio do fomento e incentivo a produção científica e tecnológica no estado.

As propostas devem ser encaminhadas à Fapes até o dia 08 de fevereiro de 2013.

O edital encontra-se disponível no site www.fapes.es.gov.br

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Tel.: (27) 3636 1853 - 9900 3774