24/10/2011 13h36 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Governo investe mais R$ 7 milhões no Programa Nossa Bolsa e oferecerá 1.100 vagas em 2012

O governador Renato Casagrande anunciou, na manhã desta sexta-feira (21), a liberação de R$ 7 milhões para o próximo edital do Programa Nossa Bolsa.

O investimento possibilitará que mais de 1.100 estudantes do ensino médio da rede pública do Espírito Santo ingressem no ensino superior em 2012, com bolsas de estudos financiadas pelo Governo do Espírito Santo.

O anúncio foi feito no Centro de Convenções de Vitória, onde está sendo realizada a 8º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo Governo do Espírito Santo por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), em parceria com diversas instituições.

“O ensino superior público apresenta escassez de vagas e esta é uma grande chance dada a 1.100 jovens, para receberem uma formação, para poderem alcançar o crescimento pessoal e terem novas portas abertas ao futuro. Com este investimento estamos cumprindo uma de nossas metas de Governo: a redução das desigualdades sociais no Espírito Santo, dando oportunidade a quem realmente precisa”, destacou o governador.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella, destaca a importância deste programa, que oferece bolsas de graduação em instituições privadas de ensino superior para alunos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas no Espírito Santo, e tenham renda per capita familiar de até três salários mínimos.

“O Nossa Bolsa afeta não só a vida do bolsista, mas também de toda a sua família, que inserida num programa do Governo do Espírito Santo tem chances reais de melhorias de condições de renda, proporcionadas pelo conhecimento”, disse o secretário.

Anilton Salles Garcia, diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), afirma que já estão em andamento as negociações com as faculdades, e que o edital deve ser divulgado na segunda quinzena de novembro.

“Nós estamos focados agora em conseguir um desconto maior na mensalidade das faculdades parceiras, para que consigamos ultrapassar essas 1.100 vagas anunciadas hoje”, disse Anilton. Ele destaca ainda que o Programa Nossa Bolsa conta atualmente com 3.686 beneficiados em 74 municípios capixabas. “Com esse recurso anunciado hoje pelo governador Renato Casagrande, o investimento do Nossa Bolsa para o ano de 2012 totalizará R$24milhões, atendendo desta forma os novos beneficiados e os estudantes que já estão no programa”, concluiu.

Renato Casagrande e o vice-governador Givaldo Vieira, após o anúncio das vagas e do investimento do Nossa Bolsa para 2012, visitaram os estandes da Feira de Inovação, que integra a programação da 8º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, no Centro de Convenções de Vitória.

O Programa Nossa Bolsa atende a alunos que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública no Estado, cuja renda familiar seja no máximo de três salários mínimos. Atendidas estas exigências, são avaliadas as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas deste ano serão realizadas no próximo fim de semana em todo o País, para selecionar os futuros bolsistas.

Bolsistas:
Atualmente: 3.686 alunos são beneficiados