26/11/2013 13h26 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Governo ES e Ministério da Saúde investem mais de 2 milhões em pesquisas para o SUS

Com objetivo de contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira e para a redução das desigualdades regionais em ciência, tecnologia e inovação em saúde, o Governo do Espírito Santo, publicou na segunda (25), o edital FAPES/CNPq/MS-Decit/SESA nº 10/2013 – PPSUS, para seleção e apoio financeiro ao desenvolvimento de projetos de pesquisas.

O edital, que faz parte do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), está em sua quarta edição e este ano tem um investimento inédito no fomento aos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de R$ 2.212.500,00, mais que o dobro investido nos anos anteriores, e tem como premissa financiar projetos integrados de pesquisa e desenvolvimento de caráter científico, tecnológico ou de inovação.

O incentivo será oferecido pelo Governo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) em cooperação com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o Ministério da Saúde.

Para o diretor-presidente da Fapes, prof.Dr. Anilton Salles Garcia, “esse tipo de investimento demonstra o compromisso do Governo do Estado para com a melhoria das condições de vida da população e busca, através o uso de metodologias científicas, melhorar as condições de acesso e atendimento aos cidadãos usuários do SUS”, disse.

Ainda segundo Anilton, “trata-se de uma grande oportunidade para o aprimoramento do SUS por meio do uso das novas tecnologias de gestão e da melhoria da qualificação dos profissionais que atuam na assistência à saúde. A expectativa é que ao final do desenvolvimento dos projetos, benefícios reais possam ser levados para a população capixaba e que os desenvolvimentos resultantes possam ser replicados em outras áreas do país”, explica.

Para a pesquisadora, doutora Eliete Rabbi Bortoline, que coordena o projeto, “o edital PPSUS é de extrema importância para toda população capixaba e até brasileira, pois os resultados gerados com essas pesquisas possibilitam o levantamento de novos dados e novas descobertas, para que os gestores possam aplicar políticas publicas eficientes no SUS para melhor atender a população”, esclarece.

O Edital

Os temas definidos no edital foram propostos baseados no debate na Oficina de Prioridades para o PPSUS, ocorrida em Junho de 2012, que contou com 150 participantes, entre eles pesquisadores, representantes de secretarias municipais, CNPq , Departamento da Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Os projetos apresentados deverão levar em consideração quatro grandes temas prioritários para o Espírito Santo: Gestão do SUS; Gestão do Trabalho e da educação permanente em saúde; Vigilância de riscos e agravos à saúde individual e coletiva; Avaliação de políticas, programas, serviços e tecnologias.

Poderão apresentar propostas ao referido edital os pesquisadores com título de doutor e em exercício efetivo da atividade de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em instituição de ensino superior ou pesquisa, pública ou privada sem fins lucrativos, localizada no Espírito Santo, com vínculo empregatício por prazo indeterminado ou por termo de adesão ao serviço voluntário ou vínculo funcional em instituição científica ou tecnológica, situada no estado do Espírito Santo.

As propostas devem ser enviadas para a Fapes por meio eletrônico até o dia 7 de fevereiro de 2014 e em versão impressa até o dia 10 de fevereiro de 2014. O resultado final está previsto para ser divulgado a partir do dia 5 de maio de 2014.

O edital completo do PPSUS está disponível no site: www.fapes.es.gov.br

PPSUS

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações. O objetivo primordial do Programa é financiar pesquisas em temas prioritários de saúde, capazes de dar respostas aos principais problemas de saúde da população que necessitam do conhecimento científico para sua resolução. O programa objetiva fomentar o diálogo entre a academia e os gestores do SUS e fazer com que os projetos sejam cada vez mais passíveis de aplicação.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna