06/02/2012 13h55 - Atualizado em 10/08/2015 15h25

Governo do Estado investe no Programa ES Digital

O governador Renato Casagrande assinou um decreto que estabelece a inclusão de dutos para instalação de fibra óptica em todas as obras do Governo do Espírito Santo. A ação visa a criar condições para a implementação de uma rede que dê suporte ao Programa ES Digital, que tem o objetivo de trabalhar o combate ao crime e à redução da violência, através da inclusão digital, e também a interiorização do desenvolvimento, por meio do acesso à Internet banda larga.

O Programa ES Digital é uma ação do Governo do Estado, desenvolvido em cooperação pela Secretaria de Ações Estratégicas, por meio do programa Estado Presente, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), da Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

O modelo adotado pelo Programa ES Digital, realizado em parceria com a Telebras e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), segue o determinado no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), que estabelece parceria entre o Governo e provedores, fortalecendo a economia no interior.

Os primeiros municípios contemplados devem ser os atendidos pelo Estado Presente, programa do Governo que leva às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência.

Além desses, através de parceria com prefeituras de microrregiões do Estado, deverão ser atendidos os municípios de Itapemirim, Piúma, Vila Velha, Serra, Cariacica e Conceição da Barra.

O ES Digital pretende, com a rede implementada, atender as necessidades da população, que poderá estudar e fazer pesquisas online. Um produtor rural, com acesso à Internet em sua propriedade, poderá consultar ao site do Incaper e obter informações necessárias para saber lidar melhor com a produção, por exemplo.

Os dutos para instalação de fibra óptica e a parte operacional do Programa ES Digital são coordenadas pelo Prodest, enquanto a gestão deste Programa está a cargo da Fapes.

O diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, destaca que além da interiorização da comunicação, por meio da Internet, o Programa ES Digital vai propiciar a interligação dos órgãos públicos estaduais, e permitir programas de telemedicina, telesaúde, videoconferência nas escolas, entre outros.

“Essa ação é fruto de esforços em conjunto do Governo do Estado com a Rede Nacional de Pesquisa e Difusão e a Telebras, integrando o Espírito Santo no PNBL, que visa a criar oportunidades, acelerar o desenvolvimento econômico e social, promover a inclusão digital. O resultado desta infraestrutura será um Estado mais conectado e com mais condições tecnológicas para seus cidadãos”, reforça Anilton Salles.

O presidente da Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, destaca que o decreto do governador é uma importante ação de estruturação e investimento no Espírito Santo.

“Esse decreto reforça o nosso papel como um elemento ativo na consolidação do PNBL no Estado. Essa iniciativa vai contribuir para melhorar a comunicação entre os órgãos de Governo no futuro.”

O diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, parabeniza o Governo por esta importante iniciativa que é “um grande estímulo para que outros Estados e também municípios sigam este exemplo”.

Até o final deste ano, 10 municípios deverão ser contemplados com o ES Digital. A meta do Governo é que até 2014 o programa tenha atendido a todos os municípios capixabas, que deverão ter ao menos um ponto de acesso.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Ana Luiza Freitas 3636 1853 – 99003774 comunicação@fapes.es.gov.br www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini 3636-7175 comunicacao@prodest.es.gov.br http://twitter.com/prodestcomunica www.vimeo.com/prodest www.facebook.com/prodest.comunica m.prodest.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/SEAE
Gustavo Tenório 3636-1162 – 9961-0214 gustavo.tenorio@seae.es.gov.br www.estadopresente.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard