14/07/2009 14h38 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

Governo do Estado investe na inovação tecnológica

A Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo (Fapes), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, divulgou os vencedores do edital de Inovação Tecnológica, lançado em julho deste ano. Quatro pesquisadores foram contemplados com projetos de biotecnologia e automação, sendo que três destes irão desenvolver suas propostas de pesquisas. A assinatura do termo de outorga do projeto, concedendo os recursos para serem aplicados, aconteceu na tarde desta terça-feira, 29, na sede da Fapes, na avenida Vitória.

Os vencedores são: Marcelo Vivácqua, da Facastelo, contemplado através do projeto de avaliação da eficácia de uma solução neurolítica e esclerosante indicada para a esterilização sexual e androgenólise testicular em ruminantes e suínos (R$ 141.465,68). José Aires Ventura, da Incaper, vai pesquisar a caracerização e identificação de matérias primas vegetais com potencial econômico para produção de óleo e produtos fitoterápicos (179.664,86). Da Emescam, o professor Danilo Nagib Salomão, desenvolverá pesquisa de automação sobre a construção de um sistema portátil de ventilação universal para transporte de pacientes em uso de assistência ventilatória (119.231,00).

O resultado foi muito democrático, segundo Paulo Foletto, Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia. “Foram contempladas uma instituição pública, uma privada e uma filantrópica. Sendo que a Facastelo, indica que o interior do Estado também está ativo e participante do processo de inovação tecnológica do Espírito Santo”, avaliou. O edital de Inovação Tecnológica visa apoiar por meio de cooperação financeira não reembolsável, o desenvolvimento da pesquisa científica inovadora, estimulando a competitividade das empresas em áreas consideradas importantes para o progresso do Estado e, desta forma, ampliando a interação essencial entre o meio acadêmico e o setor produtivo da sociedade. As áreas incentivadas foram: Automação, tecnologias da informação e comunicação, energias e biotecnologia, prevendo destinação de um total de R$ 2 milhões para os projetos.

Ao todo foram submetidos 11 projetos para apreciação. Cada projeto poderia solicitar no mínimo R$ 50 mil e no máximo R$ 200 mil. Os 3 contratados receberão recursos de R$ 440.361,54. Isso significa 22% dos recursos que foram destinados à inovação, através do edital. Uma taxa relativamente baixa, mas considerada normal pelo Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto. Segundo ele, “Este é o primeiro edital de inovação tecnológica do Estado. A baixa participação não é um problema local. Acontece em todo o Brasil devido a novidade do tema”, considera.

Cada proponente, juntamente com a empresa participante e a instituição responsável terão 24 meses para a finalização do projeto e apresentação dos resultados. Entre as exigências do edital foram incluídas a titulação mínima de mestres para os proponentes e vínculo direto com a instituição onde se desenvolverá a pesquisa. A empresa parceira obrigatoriamente deve ser classificada como micro ou média empresa, legalmente constituída há pelo menos um ano, registrada na Junta Comercial do Espírito Santo e rigorosamente em dia com todas as obrigações fiscais.

Foletto destacou que este edital é uma experiência inédita que pode orientar os próximos passos do setor de Ciência e Tecnologia no Espírito Santo. “Temos pela frente o desafio de incentivar maior participação das empresas e das instituições em todos os processos de inclusão tecnológica do Estado”, declarou.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia
Nides de Freitas