04/02/2011 13h42 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Governo do Estado anuncia investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), lança na próxima quinta-feira (10), às 9h30, no Palácio Anchieta, um conjunto de editais voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico dos capixabas. A iniciativa prioriza o fomento de pesquisas e projetos em diversas áreas do conhecimento, além de bolsas de mestrado e doutorado. O investimento é da ordem de R$ 9 milhões.

Dois destes editais são em parceria com o CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico): Desenvolvimento Científico Regional (DCR) e Programa Primeiros Projetos (PPP). Outros editais serão lançados pela Fapes visando à capacitação e qualificação do servidor público. São eles: Organização e Participação em eventos; Procap – Programa de Capacitação de Recursos Humanos, Estágio Técnico Científico e Bolsa Servidor.

A proposta agrega investimentos importantes para a melhoria da qualidade de desenvolvimento que o Estado pretende consolidar nas cidades através de mais CT&I. Os editais destinam-se a diferentes públicos, atendendo a demandas de diversos setores da sociedade e constituem ações de governo voltadas para o fomento do desenvolvimento tecnológico e capacitação de pessoal.

Para a comunidade científica, os editais aportam recursos para as mais importantes atividades relacionadas à formação de mestres e doutores. O programa Primeiros Projetos e o auxílio para a participação de eventos acadêmicos são instrumentos de grande incentivo à carreira científica. Os editais da Fapes se destacam por abrir oportunidades de qualificação e melhoria da gestão pública.
Cada edital pode ser melhor compreendido pela sua finalidade:

Edital 01/2011 CNPq/FAPES - Desenvolvimento Científico Regional (DCR)
Visa estimular a fixação de recursos humanos com experiência e/ou reconhecida competência profissional nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Espírito Santo, atuando em regionalização e interiorização.

Edital 02/2011 CNPq/FAPES - Programa Primeiros Projetos (PPP)
Visa apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infra-estrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior e/ou de pesquisa visando dar suporte a jovens pesquisadores, assim como nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.

Edital 03/2011 FAPES - Programa de Capacitação de Recursos Humanos – Bolsas de Mestrado (PROCAP VI)
Concessão de bolsas de pós-graduação stricto sensu nível mestrado (acadêmico ou profissional), visando apoiar a formação de recursos humanos qualificados e a consolidação de cursos de pós-graduação, de modo a impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo.

Edital 04/2011 FAPES – Programa de Capacitação de Recursos Humanos – Bolsas Doutorado (PROCAP VII)
Concessão de bolsas de pós-graduação stricto sensu nível doutorado, visando apoiar a formação de recursos humanos qualificados e a consolidação de cursos de pós-graduação.

Edital 05/2011 FAPES – Bolsa-servidor público estadual-
Concessão de bolsas de pós-graduação stricto sensu nível doutorado e mestrado para pesquisador de órgão público estadual de pesquisa científica e/ou tecnológica. O objetivo é apoiar a formação de recursos humanos qualificados e a consolidação de cursos de pós-graduação.

Edital 06/2011 FAPES – Organização e Participação de Eventos
Conceder apoio financeiro a eventos técnico-científicos nas modalidades:
- Participação em eventos técnico-científicos nacionais e internacionais.
- Organização de eventos de curta duração como congressos, simpósios, workshops, seminários, mostras, feiras, jornadas científicas, ciclos de conferências, fóruns e outros eventos científicos similares, relacionados com ciência, tecnologia e inovação, que sejam realizados no Espírito Santo.

Edital 07/2011 FAPES - Estágio Técnico-científico
Visa apoiar pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino e/ou Pesquisa para a realização de estágio técnico-científico, de mínimo 30 e máximo de 180 dias, em laboratório ou centro avançado de pesquisa no país, de reconhecida excelência na sua área de atuação, para o desenvolvimento de técnicas ou conhecimentos específicos, vinculados a projeto de pesquisa.
- Apoiar técnico de nível superior de Instituição de Ensino e/ou Pesquisa em treinamento de técnica específica em laboratório ou centro de pesquisa reconhecido pela excelência na área.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella, “o mecanismo instituído pelo Governo do Estado, através dos editais, dá continuidade ao projeto estratégico de capacitação de servidores, ao mesmo tempo em que abre oportunidades para a inovação e a interiorização do progresso”, afirmou o secretário.

Para o meio acadêmico, servidores públicos e setor produtivo interessados em detalhes sobre o mecanismo de funcionamento dos editais, o texto na íntegra está disponível no endereço: www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sect / Fapes

Nides de Freitas