07/07/2011 06h43 - Atualizado em 10/08/2015 15h24

Governo do ES vai ampliar o investimento em pesquisas para R$ 30 milhões até o final de 2011

O investimento do Governo do Espírito Santo, destinado à concessão de bolsas de estudos e pesquisas científicas deve saltar de R$ 13 milhões para R$ 30 milhões até o fim deste ano. A afirmação foi feita pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) Anilton Salles Garcia, durante o lançamento de mais cinco editais da Fapes, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect). O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira (06), no auditório da Sect, e contou com a presença do vice-governador, Givaldo Vieira.

Aproximadamente 100 pessoas, representando o meio acadêmico e o setor produtivo do Espírito Santo, compareceram à solenidade. Também estiveram presentes os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella; de Educação, Klinger Barbosa; de Economia e Planejamento, Guilherme Henrique Pereira, o deputado estadual Roberto Carlos, entre outros representantes da área científica.

O lançamento dos editais representa um investimento de R$ 13.700.000,00 em oportunidades que visam o desenvolvimento científico e a qualificação profissional dos capixabas, de acordo com o vice-governador Givaldo Vieira. “Estes editais são importantes para o Estado. Os recursos anunciados aqui são reais, concretos e simbólicos para o Governo, que já reafirmou que irá investir fortemente na área da educação, ciência, tecnologia e inovação. O Incaper é um exemplo do investimento feito pelo Estado e se tornou referência nacional em estudos sobre a produção de café de qualidade especial, abacaxi e leite”, disse o vice-governador.

Givaldo Vieira destacou ainda caminhos que o Governo traçará para otimizar o apoio à pesquisa. “Devemos estar atentos ao incentivo à iniciação científica aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Temos que aproximar a produção acadêmica, a produção do nosso conhecimento à vida da população, pois assim investimos para que no Espírito Santo possamos fazer o melhor”, salientou.

Em fevereiro deste ano, o Governo do Espírito Santo já havia aportado R$ 9 milhões em sete editais. O objetivo foi incentivar a participação das instituições de ensino superior em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de financiar a capacitação de pesquisadores e participação em eventos científicos.

De acordo com o diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, “esses cinco editais cumprem um papel de estímulo a participação de jovens e dos graduandos à pesquisa, por meio do Programa de Iniciação Científica Jr e das bolsas de Mestrado. A expectativa é dobrar até o fim do ano o valor do investimento feito em 2010. Queremos saltar dos R$ 13 milhões para R$ 30 milhões até o fim deste ano. Em agosto, novos editais serão lançados e devem dar sustentação à elaboração de políticas públicas estaduais”.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Jadir Pella, destacou no evento a importância da educação para mudança do Estado. “Investir em bolsas é investir na vida dessas pessoas, seja em qual nível for. Este é o momento para disponibilizar recursos e fazer algo pela sociedade. Precisamos abrir os laboratórios para as pessoas, e fazer a mudança”.

Os recursos são disponibilizados para execução de projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, para a formação de Mestres e Doutores, por meio de bolsas de pós-graduação. Também financiam projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica de alunos das escolas da rede pública municipal, estadual e federal sediadas no Estado e também projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural do Estado do Espírito Santo, em qualquer área do conhecimento.

Os editais lançados estarão disponíveis nesta quinta-feira (07) no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da FAPES

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria