06/09/2012 14h02 - Atualizado em 10/08/2015 15h31

Governo do ES lança 13 editais de R$ 26 milhões para Ciência, Tecnologia e Inovação

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), lançou na manhã desta quinta-feira (06) treze editais no valor de mais de R$ 26 milhões, que serão investidos, visando incentivar a produtividade em pesquisa no Estado, a pesquisa aplicada a políticas públicas estaduais, a inovação em todas as suas fases, a formação de recursos humanos e as atividades de pesquisa.
Entre os editais anunciados, estão novas modalidades de apoio, lançadas pela Fapes neste ano, como o edital Bolsa Pesquisador Capixaba e o edital Taxa de Pesquisa, ambos de incentivo à produtividade em pesquisa no Espírito Santo.
O governador Renato Casagrande, que esteve presente à cerimônia de lançamento, destacou que os investimentos anunciados são fundamentais e definidores do futuro do Espírito Santo, contribuindo para fortalecer o Estado no cenário nacional e internacional.
“Esses editais representam o nosso reconhecimento da relevância que tem o ensino e a pesquisa, e por isso, investimos na formação, na qualificação e também apoiamos o desenvolvimento de pesquisa. Com essas novas chamadas públicas, atendemos a diversas frentes solicitadas pela população capixaba, como o conhecimento e a inovação, e a logística e o incentivo ao desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação, dentro também dos objetivos do Proedes, nosso Programa de Desenvolvimento Sustentável”, ressaltou o governador Casagrande.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho, Jadir Péla, frisou que os editais representam um grande passo dentro do pilar do conhecimento. “O investimento nesse setor levará o Espírito Santo a um novo patamar de desenvolvimento”. Ele acrescentou que a SECTTI está investindo para fortalecer esse pilar do Governo, por meio da educação profissional. “O desenvolvimento, por meio da educação, tem que se dar de forma verticalizada. Estamos trabalhando na educação profissional de forma estratégica, junto com a ciência, tecnologia, inovação e trabalho, fazendo com que esses setores dialoguem”.
O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, falou sobre as novidades entre os editais que estão sendo abertos. “Nós continuamos a investir em frentes essenciais, como através de bolsas de mestrado e doutorado, que qualificam e capacitam profissionais e pesquisadores para atuar no mercado do Espírito Santo. Além disso, analisando as demandas do Estado e em parceria com outras secretarias estaduais, nós estamos desenvolvendo novos projetos, como os editais de Biodiversidade e o de Políticas e Práticas para Prevenção, Proteção e Defesa Social. Com essa iniciativa, conseguimos ainda, atender a novos públicos, como iniciativas como o Editais de Mestrado e Doutorado destinados a Servidor Público, que agora poderão beneficiar também os docentes da rede pública estadual, o que certamente contribuirá para o avanço na qualidade do ensino público.”

Também participaram da solenidade os secretários de Estado de Educação, Klinger Barbosa, de Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff e o secretário de Ações Estratégicas, André Garcia.

O edital de Políticas e Práticas para Prevenção, Proteção e Defesa Social, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Ações Estratégicas, de Justiça e de Segurança Pública, visa apoiar projetos que contribuam no desenvolvimento de propostas de soluções efetivas para a prevenção, proteção e defesa social. Para o secretário de Ações Estratégicas, André Garcia, é de extrema importância o envolvimento da comunidade acadêmica com a Segurança Pública.
“Estamos inovando nesta parceira através do ineditismo de trazer a academia para a Segurança Pública, dentro do Programa Estado Presente, e tem tudo para dar certo, já que o interesse é um só: reduzir a violência e combater a criminalidade. Os recursos destinados a este edital permitirão traçar um diagnóstico e formar uma bibliografia qualificada que analise as causas da criminalidade e nos permita agir de maneira mais efetiva”, frisou.
Investimento
O investimento superior a R$ 26 milhões concederá 480 bolsas, entre bolsas de Mestrado, Doutorado, de Apoio Técnico e também bolsas de Mestrado e Doutorado destinadas ao servidor público. Entre os treze editais lançados, três são de apoio à Inovação, totalizando R$ 4 milhões.
O Governo do Estado, por meio da Fapes, investiu no primeiro semestre de 2012 mais de R$ 14 milhões mediante lançamento de 11 editais visando à formação de recursos humanos, geração de conhecimento científico e apoio à divulgação científica.
Os editais estarão disponíveis para consulta a partir da próxima semana no site da Fapes: www.fapes.es.gov.br

Editais lançados:

Incentivo à Produtividade em Pesquisa no Espírito Santo:
Edital Bolsa Pesquisador Capixaba
Edital Taxa de Pesquisa

Pesquisa Aplicada a Políticas Estaduais:
Edital Bolsas de Mestrado ao Servidor Público
Edital Bolsas de Doutorado ao Servidor Público
Edital Políticas e Práticas para Prevenção, Proteção e Defesa Social
Biodiversidade no Espírito Santo

Apoio à Inovação:
Edital de Inovação Social