04/12/2013 09h32 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Governo do ES investe R$ 3 milhões em pesquisas para a agropecuária

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), divulgou o edital Fapes Nº 11/2013 de Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais, com o tema: Pesquisa em Agropecuária no Estado do Espírito Santo.

Serão R$ 3 milhões investidos, pelo Governo do Estado, em pesquisas em agropecuária, setor de extrema importância para a economia capixaba, sendo uma das principais atividades na geração de emprego e renda no Espírito Santo. O objetivo do edital é selecionar projetos relacionados ao tema, buscando elementos para a criação de políticas estaduais na agricultura. As pesquisas apoiadas, além de gerar novos dados, permitirão fortalecer a infraestrutura das instituições capixabas e dos grupos de pesquisa, beneficiando a sociedade como um todo.

As propostas devem ser enviadas para a Fapes, por meio eletrônico, até o dia 30 de janeiro de 2014 e em versão impressa até o dia 31 de janeiro de 2014. O resultado final está previsto para ser divulgado a partir do dia 9 de maio de 2014.

Poderão apresentar propostas ao edital os pesquisadores com título de doutor e em exercício efetivo da atividade de pesquisa ou de desenvolvimento em instituição de ensino superior ou pesquisa, pública ou privada, localizada no estado do Espírito Santo, com vínculo empregatício por prazo indeterminado ou por termo de adesão ao serviço voluntário ou vínculo funcional em instituição científica ou tecnológica, situada no Estado do Espírito Santo.

Podem ser inscritos trabalhos relacionados aos temas: Cafeicultura; Pecuária de leite; Fruticultura, Silvicultura, Sistemas Agroflorestais e Agrosilvopastoris; Culturas alimentares; Olericultura; Agricultura Orgânica/Agroecologia; Plantas medicinais, nutracêuticas, aromáticas e condimentares; Aquicultura; e Juventude no campo.

Para o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, “essa modalidade de edital se reveste da maior importância para o Estado, pois, além de fortalecer os grupos de pesquisa que hoje atuam nessa área, fornece ao Governo resultados objetivos, suportados por metodologias científicas, que darão subsídios mais consistentes para a formulação das políticas públicas na área da Agropecuária”.

Ainda, segundo Anilton, a estruturação do edital como Projeto Integrado de Pesquisa tem por finalidade aproximar os grupos de pesquisa do Espírito Santo possibilitando a complementariedade das suas habilidades, competências e pesquisadores na busca de melhores soluções para a agropecuária no Estado, com rebatimento direto nos pequenos e médios produtores e na agricultura familiar. Anilton destaca que este é um dos editais mais esperados em função da sua relevância para a interiorização do desenvolvimento fortemente centrado no setor agropecuário.

“O Espírito Santo é referência em várias cadeias produtivas do agronegócio nacional porque nossos agricultores utilizam tecnologias e conhecimentos em suas atividades agrícolas, o que garante competitividade nos mercados regional e internacional. Essa iniciativa do nosso Governo permite que a agropecuária e negócios associados, setor mais importante para 80% dos municípios capixabas, continue avançando por meio da ciência, tecnologia e inovação”, afirma Enio Bergoli, secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca.

O edital completo está disponível no site: www.fapes.es.gov.br

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araujo Santanna