30/08/2013 12h53 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

Governo do ES investe mais de R$ 3 milhões em novas bolsas de mestrado para 2013

Atendendo a uma das ações prioritárias do Governo do Espírito Santo, de investir na formação de recursos humanos qualificados, com ampliação do número de mestres e na consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu, visando promover o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou nessa quarta-feira (28), um edital que disponibiliza 90 novas bolsas de mestrado destinadas a alunos regulares de programas de pós-graduação.

Os coordenadores dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do Espírito Santo têm até o dia 05 de setembro de 2103 para apresentarem propostas. A expectativa é de que a concessão das cotas seja viabilizada para a contratação dos bolsistas ainda em 2013.

O edital FAPES Nº 07/2013 - Bolsas de Mestrado contribui diretamente para o crescimento social, econômico e tecnológico do Estado, com um investimento de R$ 3.240.000,00 e é destinado a selecionar cotas concedidas para programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Capes de Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Espírito Santo, cujo processo seletivo já ocorreu e que possui estudantes sem bolsa.

A diretora Técnico-científica da Fapes, Valéria Fagundes, ressalta a importância desse edital. “Já realizamos em 2013 a contratação de 200 bolsas concedidas a 23 programas de pós-graduação referentes ao edital FAPES 21/2012. Essa iniciativa, com novas 90 bolsas é decorrente de uma parceria entre a Fapes e a Capes iniciada em 2012 e deverá significar um aumento significativo no fomento à formação de novos mestres no Estado, atendendo à demanda crescente da comunidade científica”.

Cada bolsista receberá o valor mensal de R$ 1.500,00 com vigência de até 24 meses, a vigorar no mês de ingresso no mestrado.

As bolsas para os estudantes selecionados para 2014 ainda serão disponibilizadas em novo edital, a ser lançado neste ano pela Fapes, com previsão de contratação em março de 2014.

O edital FAPES 06/2013 está disponível na íntegra no site www.fapes.es.gov.br .

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna