25/07/2010 16h11 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

Governo do ES incentiva a formação de novos cientistas

O Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) abriu seleção para o Edital006/2010-Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic). A data limite para submissão de propostas vai até o dia 06 de agosto.

A concessão de bolsas para iniciação cientifica e tecnológica é uma forma de despertar vocações e estimular estudantes de graduação para a carreira científica e tecnológica, através do aprofundamento do conhecimento dos bolsistas.

O Governo do Estado disponibilizou para esse Edital R$ 432 mil, o montante é proveniente de recursos financeiros do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). Ao todo serão 100 bolsas mensais no valor de R$ 360 reais, durante 12 meses.

A seleção dos bolsistas será feita pela coordenação do programa de iniciação científica e tecnológica de cada instituição. Os critérios para seleção de bolsistas são: estar regularmente matriculado e freqüentando curso de graduação na área do projeto;não possuir vínculo empregatício;ter concluído pelo menos o segundo semestre da grade curricular do curso.

Avaliação das Propostas

O enquadramento das solicitações será feito pela equipe técnica da Fapes, conforme os critérios do Edital. Após o enquadramento as propostas serão encaminhadas as Câmaras de Assessoramento da Fundação. Os projetos selecionados serão submetidos a Diretoria Executiva da Fapes para aprovação.

Os orientadores dos alunos deverão possuir título de mestre ou doutor, reconhecido pela CAPES (em caso de título obtido em curso no exterior, este deverá ter reconhecimento oficial); o coordenador do programa deverá enviar à FAPES a relação dos bolsistas selecionados utilizando formulário próprio disponível no site da FAPES, em até 5 dias úteis, para o endereço eletrônico pibices2010@fapes.es.gov.br. A contar da data da publicação do Resultado Final da Seleção.

O Edital pode ser visualizado no link http://www.fapes.es.gov.br/download/pibices_2010.pdf

Assessoria de Comunicação Sect
Nides de Freitas