26/02/2014 15h06 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Governo do ES fornece bolsa universitária para 2 mil alunos

Mais de dois mil bolsistas contemplados pelo programa NossaBolsa estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (26), no Centro de Convenções de Vitória, durante a aula inaugural de 2014. Dentre os mais de 17 mil inscritos, 2.104 foram selecionados e estão matriculados em instituições de ensino superior graças ao Programa do Governo do Espírito Santo.

“O nosso Programa de bolsas para alunos da rede pública cresce a cada ano e o resultado está aqui, numa aula inaugural sempre maior e mais emocionante, reflexo da nossa determinação de ampliar as oportunidades para quem mais precisa, em todas as Regiões. Foram 17 mil inscritos, dos quais, vocês, 2.104 bolsistas, agora estão matriculados em instituições de ensino, para iniciarem uma nova fase, na busca de um futuro melhor para si mesmos e para as suas famílias”, destacou o governador.

A aula inaugural contou também com a palestra motivacional “Seja um Vencedor”, de Fabíola Saquetto, em que a palestrante, de uma forma descontraída e dinâmica falou sobre motivação: “um vencedor sabe o que quer e se prepara para isto. Ele tem na mente o poder da disciplina e do foco, e no seu coração o poder da paixão”, afirmou.

Além do governador, participaram da solenidade o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Jadir Péla, o de Educação (Sedu), Klinger Barbosa, além do deputado Da Vitória, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e o Presidente do Sinepe-ES, Padre João Batista de Lima.

O Programa NossaBolsa é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo que concede bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas de ensino localizadas no Espírito Santo. Em 2014, o Governo do Espírito Santo irá investir aproximadamente R$ 27 milhões no programa NossaBolsa para 4.600 bolsistas. Neste ano o governou ofertou 2.406 vagas distribuídas para 64 cursos, de 33 instituições de ensino particular, atendendo a 69 municípios capixabas. A iniciativa valoriza os estudantes na construção de um futuro para o mercado de trabalho.

O secretario da Sectti Jadir Pella falou sobre a oportunidade que o governo criou para todo o Estado: “A educação muda as pessoas. Primeiro, vocês não chegaram aqui por uma questão de sorte, chegaram aqui com uma luta, e tenho certeza que foi grande, e essa oportunidade que o governo oferece é única, por isso quero parabenizá-los. Todos nós sabemos que a educação é o melhor caminho para criar as oportunidades e o conhecimento ninguém tira de vocês. E o governo está criando meios para aumentar o conhecimento e novas oportunidades”.

O presidente da Fapes Anilton Salles Garcia completou: “Vocês representam a razão dessa festa, representam a grande motivação desse evento e, graças ao esforço e à capacidade e dedicação de vocês é que estamos aqui”.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araújo Santanna