10/01/2014 16h06 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Governo do ES divulga lista de classificados no Programa NossaBolsa

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), divulga na segunda-feira (13), a lista dos candidatos pré-aprovados para receber uma bolsa de graduação do Programa NossaBolsa. São 2.406 novas bolsas, o maior número de bolsas já oferecido desde a criação do programa.

As bolsas são distribuídas em 64 cursos, de 33 instituições de ensino superior privadas, localizadas no Espírito Santo. Foram realizadas 16.496 inscrições com candidatos residentes em 77 municípios do Estado.

As inscrições no programa seguem as seguintes distribuições por microrregião:

Caparaó - 393 inscritos (2,38%)

Central Serrana - 468 inscritos (2,84%)

Centra Sul - 1358 inscritos (8,23%)

Centro-Oeste - 1066 inscritos (6,46%)

Litoral Sul - 558 inscritos (3,38%)

Metropolitana - 8866 inscritos (53,75%)

Nordeste - 1501 inscritos (9,10%)

Noroeste - 532 inscritos (3,17%)

Rio Doce - 1103 inscritos (6,69%)

Sudoeste Serrana – 660 inscritos (4,00%)

A lista dos classificados e dos documentos a serem entregues estará disponível no site do NossaBolsa - www.nossabolsa.es.gov.br, edital Fapes 012/2013 e no site da Fapes – www.fapes.es.gov.br, Aviso, Edital Fapes 012/2013 Programa NossaBolsa.

Classificação

A classificação será obtida com base na média das notas das provas objetivas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e a seleção final será realizada a partir da análise dos documentos do candidato e de seu grupo familiar.

Para obter a bolsa é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública localizada no Espírito Santo, possuir renda familiar per capita igual ou inferior a três salários mínimos, ter participado do Enem de 2013 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas.

Os estudantes classificados nesta edição têm até o dia 18 de janeiro, para entregar toda a documentação exigida pelo edital na instituição escolhida. Os selecionados devem apresentar cópia dos documentos necessários, em tamanho A4, e devem apresentar os documentos originais para verificação na instituição escolhida.

Os participantes que não entregarem a documentação dentro do prazo perdem o direito de receber a bolsa de estudos, assim como aqueles que não enviarem todos os documentos requeridos no Edital.

As bolsas podem ser integrais (100%) para quem tem renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.017,00) ou parciais (50%) para quem tem renda per capita familiar superior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.086,00) e três salários mínimos (R$ 2.172,00).

Para o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia “o fato de estarmos ofertando vagas em todas as microrregiões do Estado e em todas as áreas do conhecimento indica claramente a prioridade em investir na qualificação profissional definida pelo Governo do Espírito Santo. A relação candidato vaga de 6,86 mostra que o programa ganhou maturidade e que está definitivamente incorporado nas ações da Fapes/Sectti. Nesta seleção priorizamos as vagas relacionadas com formação de professores, profissões tecnológicas e nos cursos da área de saúde,” explicou.

Ainda segundo Anilton, após o fechamento da seleção será iniciada uma ampla avaliação interna no Governo do Estado visando a preparação do programa para 2015 de modo a ajustá-lo ainda mais às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento ES2030.

NossaBolsa

O Programa NossaBolsa, criado em 2006, é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, administrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI), e que concede bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições privadas de ensino localizadas no Espírito Santo, baseado nos seguintes critérios de seleção: o aluno deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública no Estado, ter conquistado nota suficiente no Exame Nacional de Ensino Médio 2013 (Enem), não ter outro diploma de graduação e atender aos critérios de renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo
Mariana de Araujo Santanna