18/12/2013 09h53 - Atualizado em 10/08/2015 15h33

Governo do ES destina R$ 102 mi a pesquisas em diversos níveis

Com investimento inédito para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), anunciou, nessa terça-feira (17), no Palácio Anchieta, 16 editais de pesquisas.

O lançamento faz parte do planejamento de 2014 e corresponde a um investimento de mais de R$ 102 milhões. Alguns dos editais terão repercussão financeira por até quatro anos. Desse montante R$ 60 milhões são oriundos do tesouro estadual e R$ 42 milhões captados junto a FINEP, CAPES, CNPq e Ministério da Saúde.

O investimento dá continuidade às ações de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo e atende às demandas prioritárias do Governo. Em 2013 foram lançados nove editais que, somados aos investimentos de projetos e bolsas em andamento, representam uma execução efetiva superior a R$ 44 milhões.

"A cada ano, temos ampliado os investimentos em pesquisas, fortalecendo o fundo de ciência e tecnologia, ampliando a área de atuação, para que a gente consiga fortalecer o sistema. As parcerias com instituições públicas e privadas também estão ampliando a oferta de bolsas de mestrado e doutorado, além de projetos de pesquisas. Neste novo ciclo de desenvolvimento, em que a inovação e a eficiência farão a diferença, a educação e as pesquisas serão determinantes para que o Espírito Santo se destaque dentre os demais estados e para que a nossa população seja beneficiada pelos frutos do nosso crescimento", destacou o governador Casagrande.

Durante a solenidade o diretor-presidente da Fapes, Anilton Salles Garcia, além de fazer apresentação dos 16 editais, falou sobre o novo nome da Fapes que agora inclui a palavra inovação e destacou o valor investido. “Esses 16 editais somam um valor de mais de R$ 102 milhões, que, para nós da área de ciência tecnologia e inovação, é um montante de recursos muitas vezes sonhado e nunca vivido, porém, agora virou realidade, graças a uma determinação do Governo do Espírito Santo em buscar parcerias com organismos federais e internacionais. Além das parcerias, procuramos trabalhar transversalmente com nossas secretarias estaduais, criando editais que atendam às necessidades de toda população”, disse.

O secretário da Sectti e também presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I, Jadir Péla, enfatizou a importância desses editais para o Estado. “São muitas as políticas de incentivo no setor de Ciência, Tecnologia e Inovação, dentro dos objetivos do Proedes, nosso Programa de Desenvolvimento Sustentável. Destaco a criação da lei de inovação que contempla o Fundo de Inovação com recurso inicial de R$ 30 milhões e a implantação dos Polos de Inovação, que são instrumentos de impulso para a economia estadual”. Jadir ainda destaca a importância de investimentos na formação e qualificação. “Nós incentivamos que os estudantes tenham apoio desde a educação básica até a formação???. Assim oferecemos a oportunidade dele ter sucesso na sua formação pessoal e profissional e, consequentemente, favorecendo o desenvolvimento Estadual”, destacou.

O secretario de Ações Estratégicas Alvaro Rogério Duboc Fajardo, representou as secretarias estaduais falando sobre a importância das parcerias nos editais da Fapes. “O investimento na educação é muito importante para as ações do Programa Estado Presente, temos como exemplo o edital do Programa Nossa Bolsa e o edital PicJunior que vem investindo nas áreas onde o Estado Presente considera prioritárias. É fundamental que academia nos ajude a pensar sobre a segurança pública. Com esse investimento histórico conseguimos unir os pesquisadores e o poder publico assim criando soluções para a evolução do nosso Estado’’.

Editais:

Apoio à pesquisa em áreas estratégicas
- PPSUS – Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão compartilhada em saúde – Edital FAPES MS-DECIT/CNPq
Lançamento, novembro de 2014.

Apoio À Pesquisa Aplicada A Políticas Públicas Estaduais - PPE
- PPE Agropecuária
- PPE Segurança publica e defesa social
- PPE Gerenciamento costeiro do ES

Apoio à Pesquisa
- Edital Universal
Lançamento, Janeiro 2014.
- Bolsa Apoio Técnico
- Apoio à rede Capixaba de Biotérios
Lançamento, Março de 2014.

Apoio à inovação
- Programa de Subvenção Econômica do Espirito Santo (TECNOVA-ES – Edital FAPES/FINEP)
Lançamento, dezembro de 2013.

Apoio à formação de recursos humanos
- Bolsa de Doutorado
- Bolsa de Mestrado
Lançamento, janeiro de 2014.
- Programa de Iniciação Científica Júnior (Pesquisador do Futuro)
Lançamento, Fevereiro de 2014.

Apoio à fixação de recursos humanos
- Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional – DCR - Edital FAPES/CNPq
Lançamento, janeiro de 2014.
- Bolsas De Recém-Doutor (Profix D)
Lançamento, Janeiro de 2014.

Apoio à formação no ensino superior e desenvolvimento social
-Programa NossaBolsa
Lançamento, dezembro 2013