03/09/2010 12h09 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

Governo destina R$ 576 mil para programa de Iniciação Científica Júnior

O Governo do Espírito Santo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), disponibiliza mais um mecanismo de fomento à iniciação científica. Com o edital 008/2010 PIBIC JR, a Fapes destina R$ 576.000,00 para o programa e convida pesquisadores de instituições de Ensino Superior do Estado do Espírito Santo a apresentarem propostas para execução de projetos de pesquisa e orientação de alunos candidatos a bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Júnior).

O objetivo é despertar vocações científicas e tecnológicas e incentivar talentos potenciais na busca de recursos humanos de interesse para o desenvolvimento do Estado.

O edital se destina a mestres ou doutores de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, que se disponham a orientar alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico de nível médio da rede pública municipal, estadual ou federal, localizadas no Espírito Santo.

O valor máximo por proposta é de R$ 18.820,00. As bolsas são de R$ 360,00 para monitoria (considerando uma bolsa por proposta) e R$ 100,00 para Iniciação Científica (com o mínimo de cinco e máximo de 10 bolsas por proposta).

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia em exercício, Marcos Adolfo Ferrari, este é o melhor mecanismo de fomento à iniciação científica e a descoberta de novas vocações para o setor. “É papel do Estado, incentivar vocações nesta área. Ainda veremos como resultante destas iniciações a inserção de grandes cientistas, mestres e doutores no Espírito Santo”, disse Marcos Adolfo.

As propostas podem ser enviadas até o dia 20 de setembro de 2010. O edital e o formulário para solicitação da bolsa estão disponíveis no site da Fapes (www.fapes.es.gov.br).

Assessoria de Comunicação SECT
Nides de Freitas