02/04/2012 11h04 - Atualizado em 10/08/2015 15h30

Governo define mais uma etapa do projeto de interligação de redes de banda larga no Estado

Começam nesta semana as visitas para avaliação dos pontos de acesso para a integração das redes de banda larga do Governo do Estado, RNP e da Telebrás.

O cronograma de atividades de execução do projeto foi apresentado pelo CPqD, instituição contratada para auxiliar no desenvolvimento do projeto, em reunião que ocorreu nesta quinta, 29, no auditório da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti).

O encontro reuniu representantes de Tecnologia da Informação e Comunicação das Prefeituras de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana, o Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, o Presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Paulo Henrique Coutinho, representante do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Rural (Incaper), da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria de Estado Extraordinária de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana (Sepam), da Secretaria de Estado de Segurança Pública, da Polícia Civil e do Prodest.

A integração proposta dessas redes de banda larga terá dois pontos de concentração na Grande Vitória, o que permitirá a junção entre a Rede Metro.ES/Metrovix, Rede da RNP e a da Telebrás na região. Um deles ficará situado no Data Center do Prodest e a localização do outro ponto ainda está sob avaliação.

O diretor presidente do Prodest, Paulo Henrique Coutinho acrescenta que a integração das redes de banda larga abre novos caminhos. “Essa implantação permitirá o videomonitoramento de todos os presídios da grande Vitória, que já está previsto em projeto”.

O diretor presidente da Fapes, Anilton Salles afirma que a implantação dessas redes é uma das prioridades do governo. “Esse projeto tem uma dimensão econômica e social jamais vista no Estado. É preciso grande empenho e mobilização das prefeituras para que esse projeto possa ser executado com sucesso”, ressalta.

O projeto Metro-GVix foi apresentado pelo CPqD e garante uma conexão de banda larga disponibilizadas em 492 pontos, sendo 100% em fibra óptica e os pontos de acesso serão alcançados com uma velocidade de 1 gigabit por segundo.

As visitas aos pontos de acesso serão feitas com o intuito de avaliar a infra-estrutura existente e apontar as adequações necessárias para a implantação da rede naquele local.

Caso o local não esteja apropriado, a equipe técnica do CPqD irá propor ações de melhoria e adequação da infra-estrutura. A previsão é que tudo esteja funcionando em 2013.

Assessoria de Comunicação/Fapes
Tel: 3636 1853 - 9900 3774